Você tem rachaduras nos pés? Essas marcas bem incômodas que surgem na região das solas acabam se desenvolvendo por conta do ressecamento intenso da região, devido à falta de hidratação da pele. O problema pode até virar uma ferida, causando muita dor quando o pé entra em contato com o chão, mesmo usando sapatos. Para amenizar o desconforto, o DermaClub separou algumas dicas bem eficazes. Veja só!
Por que essas rachaduras surgem nos pés?
Em primeiro lugar, é importante entender que as solas dos pés, assim como as palmas das mãos, são regiões naturalmente ressecadas, que não possuem aquela hidratação própria da pele. Junto com isso, a área ainda sofre constantemente com o atrito do dia a dia, o que acaba piorando tudo. Então, quando não praticamos uma rotina de cuidados com a pele dos pés - incluindo o uso de um creme hidratante -, as temidas rachaduras acabam se formando.
Além disso, existem outros fatores externos e intrínsecos do organismo que são capazes de promover a piora do aspecto ressecado, como o clima, o hábito de andar descalço, a falta de hidratação e até mesmo algumas doenças. Confira as principais causas:
Fatores externos:
- Clima muito quente ou seco;
- Hábito de andar descalço;
- Falta de hidratação nos pés, que pode evoluir para as fissuras.
Fatores internos:
- Problemas genéticos ou doenças, como a psoríase.
Como acabar com as rachaduras e o ressecamento dos pés
O primeiro passo para conquistar pés lisinhos e saudáveis é consultar um dermatologista para descobrir quais são as causas das rachaduras, principalmente para eliminar qualquer chance de problemas genéticos ou doenças. Descartada a hipótese genética ou patológica, algumas ações podem ser adotadas para aliviar esse grande ressecamento e as rachaduras, como: cremes com altas concentrações de uréia associados a ácidos, como o salicílico, ajudam a afinar a pele e deixar os pés mais uniformes.
4 cuidados simples para minimizar as rachaduras nos pés
1) Evite andar descalço: o contato direto com o chão promove atrito excessivo e pode traumatizar a área;
2) Esfoliação sempre: uma vez por semana utilize o produto para remover as células mortas e ajudar na renovação da pele;
3) Hidratação é fundamental: aplique um creme hidratante e cicatrizante nos pés diariamente. O ideal é que o dermocosmético seja utilizado logo após o banho, com a região limpa e sequinha;
Dica de uso:
- Creme Renovador de Pés, de CeraVe
Produtos relacionados
4) Potencialize a nutrição: antes de dormir, depois de usar o hidratante, calce uma meia de algodão para que o produto possa ser absorvido pela pele com mais facilidade.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Dezembro de 2015
Modificada em: 08 de Setembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Jordão
CRM: 23783
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!