Você pensa em incluir o retinol na sua rotina de skincare? Esse ativo é um dos mais recomendados pelos dermatologistas e não é à toa. Um produto com retinol é perfeito para quem precisa de ajuda no tratamento de manchas na pele, rugas na testa, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento. Mas para aproveitar tantos benefícios, é importante investir no dermocosmético certo.
Afinal de contas, qual é o melhor retinol para incluir no seu ritual de beleza? Conversamos com a dermatologista Lilia Guadanhim, que esclareceu todas as características que esse produto precisa ter. Dá só uma olhada!
O que é o retinol? Entenda a função e os benefícios desse ativo
O retinol é um precursor do ácido retinóico, um dos queridinhos da dermatologia, como conta a Drª Lilia. “Ele também é conhecido como vitamina A, outra nomenclatura muito famosa na formulação dos dermocosméticos que, ao ser absorvida pela pele, se transforma no tão desejado ácido retinóico”. Mas, independentemente do nome que ele é apresentado, o ativo proporciona os mesmos benefícios para a pele do paciente, entre eles:
- Estímulo da produção de colágeno;
- Melhora da textura da pele;
- Diminui a aparência de poros visíveis;
- Atua no tratamento de manchas na pele;
- Atenua ruga e linha de expressão.
Qual é o melhor retinol para usar na rotina de skincare?
A dermatologista conta que o retinol é um ativo instável, de difícil estabilização, por isso, recomenda optar sempre que possível por produtos industrializados. Lilia ainda revela outras características que o paciente deve observar nos rótulos do produto: “Deve-se levar em consideração a concentração do ativo (no Brasil, há formulações com 0,1; 0,2 e 0,3%), que varia de acordo com a necessidade de cada tipo de pele, textura em creme ou sérum (se a pele é mais seca ou mais oleosa) e ainda a presença de ativos calmantes e hidratantes, como a niacinamida”, revelou.
Produtos relacionados
Como incluir o retinol na rotina de skincare sem causar nenhum tipo de alergia?
Para saber se o retinol é adequado para sua pele e qual o melhor jeito de incluí-lo na sua rotina de skincare, a melhor opção é consultar seu médico dermatologista de confiança, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas, de uma maneira geral, a médica recomenda: “O retinol deve ser usado à noite, aplicando uma camada fina no rosto todo, exceto nas pálpebras. Seu uso pode vir após a etapa de hidratação e, dependendo da pele, pode-se iniciar a aplicação em noites alternadas”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Agosto de 2021
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!