Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como o retinol (vitamina A) pode ajudar a combater os sinais do envelhecimento da pele madura?

Veja os benefícios desse ativo para a pele madura
Veja os benefícios desse ativo para a pele madura

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O envelhecimento da pele é um fator inevitável. A boa notícia é que esse processo pode ser retardado com o uso dos ativos certos. Um desses ativos é o retinol, também conhecido como vitamina A, que possui muitos benefícios para a pele madura e no combate aos sinais do envelhecimento precoce. A dermatologista Tatiane Curi contou todos os segredos sobre essa substância e explicou como usá-la na sua rotina diária de cuidados e como montar uma skincare anti-idade. Confira!

O que é retinol? Saiba mais sobre a vitamina A!

Antes de adotar esse ativo como seu queridinho, é muito importante entender como ele funciona! “O retinol é um ativo derivado da vitamina A, ou seja, um precursor do ácido retinoico”, explica Dra. Tatiane, que continua: “Esse ativo atua na renovação celular da pele e, por isso, entre seus inúmeros benefícios, podemos citar a diminuição de rugas e linhas finas, uniformização da cor e textura, melhora dos poros e acentuada melhora do viço e luminosidade da pele”. Incrível, né?

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como identificar uma pele madura? Tem a ver com a idade?

Muito se ouve falar sobre a pele madura, mas você sabe o que caracteriza esse tipo de pele? Se ainda está na dúvida, a dermatologista conta tudo: “Uma pele madura pode ser caracterizada principalmente pela perda da elasticidade e da flexibilidade. A pele nessa idade torna-se mais fina e com linhas e rugas mais marcadas”.

De acordo com a dermatologista, com a idade, a capacidade da pele de se renovar vai diminuindo de forma gradativa. “Isso decorre, entre outros motivos, pela diminuição de sua capacidade fisiológica. A renovação celular citada anteriormente torna-se lenta e deficitária, necessitando de um tempo maior para ocorrer. Como consequência disso, a pele torna-se mais opaca, marcada, sem viço e sem luminosidade”, explica Dra. Tatiane.

Retinol ajuda na renovação celular e combate o envelhecimento da pele

A ação da vitamina A se dá justamente nesse processo de renovação natural da pele. “O retinol promove a renovação celular das camadas mais superficiais da pele e, por isso, minimiza e combate sinais de envelhecimento da pele”, esclarece a dermatologista. E não é só isso, viu? “Também proporciona aumento da firmeza e síntese de colágeno. Na pele madura, essa renovação celular encontra-se com velocidade diminuída e a pele vai ficando opaca e sem brilho, por isso é uma ótima indicação para essa faixa etária”, afirma a médica.

Produtos relacionados

Como incluir o retinol na sua rotina anti-aging

Agora que você já sabe tudo sobre o retinol, vamos para a parte importante: como você pode montar uma skincare anti-aging com ele! De acordo com Dra. Tatiane, nessa hora é essencial a diferenciação entre o retinol e o ácido retinoico, principalmente para peles sensíveis: “O retinol, por ser derivado do ácido retinóico, é normalmente orientado a ser usado durante a noite e é uma ótima opção para aquela pele mais sensibilizada que precisa, mas não tolera um ácido retinoico. Alguns produtos ainda apresentam retinoides e ativos calmantes e hidratantes na sua composição, auxiliando e aumentando a tolerabilidade e minimizando a chance de irritações.”

Para as peles maduras oleosas, a dica DermaClub é o Sérum Concentrado Retinol B3 de La Roche-Posay. Ele tem uma combinação exclusiva de retinol, vitamina B3 e água termal, que garante um efeito anti-aging e hidratante ao mesmo tempo! Já para as peles normais a secas, a recomendação é o Creme Anti-Idade Noturno Retinol 0.3, de SkinCeuticals, que evita o envelhecimento precoce, reduz linhas finas e marcas de expressão e garante a renovação celular.

Produtos relacionados

Hidratação e proteção solar são essenciais para a pele madura

Além do retinol, outros cuidados são muito importantes para manter a saúde da pele madura, que pode ficar mais sensível que o normal, como explica Dra. Tatiane: “Ativos hidratantes e restauradores de barreira que nutrem, hidratam e reforçam a proteção da pele são, na grande maioria das vezes, associados nos tratamentos. O protetor solar ou fotoprotetor é essencial em qualquer idade. No entanto, na idade madura, ele pode apresentar um veículo mais hidratante e mais umectante para agradar essa faixa etária”.

Para completar, a dermatologista dá mais uma dica de ouro para manter a pele madura bem cuidada. “A higiene da pele deve ser leve e sem muitos esfoliantes e ativos irritantes, pois pela característica da pele fina, esses ativos podem contribuir para o aumento da sensibilidade e para a formação de telangiectasias (vasos)”, finaliza Dra. Tatiane.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Publicada em: 24 de Janeiro de 2022
Modificada em: 24 de Janeiro de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Retinóides: saiba como essas substâncias regulam a oleosidade da pele e ajudam a evitar cravos e espinhas

Retinóides: saiba como essas substâncias regulam a oleosidade da pele e ajudam a evitar cravos e espinhas

Retinol

Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?

Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?

Pele adulta

Quais são os benefícios do retinol, vitamina A, para pele?

Quais são os benefícios do retinol, vitamina A, para pele?

Retinol

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo

Retinol

Vitamina C e retinol: como incluir os ativos na mesma rotina de skincare para otimizar o tratamento de manchas

Vitamina C e retinol: como incluir os ativos na mesma rotina de skincare para otimizar o tratamento de manchas

Retinol

Qual é o melhor retinol? Como escolher o produto ideal para a pele com manchas, rugas e linhas de expressão

Qual é o melhor retinol? Como escolher o produto ideal para a pele com manchas, rugas e linhas de expressão

Retinol

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência