Produtos relacionados
Se você tem cabelo misto, sabe como é difícil lidar com a oleosidade intensa na raiz e o ressecamento nas pontas. Mas está longe de ser impossível! Basta apostar na rotina capilar correta e nos produtos que ajudam a controlar esses problemas. Se esse for o seu caso, o DermaClub tem a solução! Conversamos com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, que indicou o melhor cronograma para cuidar dos cabelos mistos. Veja só!
O que é um cabelo misto?
O cabelo misto é aquele cabelo indeciso que tem a raiz oleosa e o comprimento ressecado. Quem tem esse tipo de fios, costuma reclamar muito de caspa no couro cabeludo e pontas duplas, causados pela extrema oleosidade e falta de hidratação nessas regiões respectivas. Para evitar esses problemas e conquistar um cabelo saudável e brilhoso, é importante criar uma boa rotina de cuidados junto com o seu dermatologista para encontrar o verdadeiro equilíbrio dos fios com a raiz.
Encontrar o equilíbrio é a chave para cuidar do cabelo misto
A maior dificuldade ao cuidar desse tipo de cabelo é encontrar o equilíbrio entre a oleosidade e o ressecamento. A médica explica que encontrar os melhores produtos para fios mistos parece uma missão quase impossível: “Os que limpam a raiz, tendem deixar as pontas mais secas e aqueles que hidratam acabam deixando todo o cabelo muito oleoso. Sendo assim, o ideal mesmo é buscar shampoos e condicionadores que ajudam a balancear essa situação”, ressaltou.
Acabe com a oleosidade do couro cabeludo e evite o ressecamento das pontas!
Usar um shampoo antirresíduos a cada 15 dias pode ser a solução para dar um fim na oleosidade. “É importante aplicar esse produto somente na raiz e no couro cabeludo. Você também pode lavar duas vezes para garantir aquela sensação refrescante”, comentou. De preferência, aposte em um shampoo que controle o excesso de oleosidade sem ressecar os fios. Uma outra dica é usar de vez em quando um shampoo esfoliante. Ele ajuda a controlar a produção de sebo e diminui a formação de caspa.
Já quanto ao produto hidratante - seja ele condicionador, máscara ou ampola - o ideal é não aplicá-lo na raiz e focar apenas no comprimento dos fios. “Deixe agir pelo tempo recomendado e enxágue muito bem para evitar qualquer acúmulo do produto na região. Invista em um produto que feche as cutículas e deixe o cabelo mais maleável, que ajude a evitar a quebra e rompimento”, indicou a dermatologista.
Outras coisas importantes que não devemos fazer no cabelo misto:
- Não lavar o cabelo usando água quente. A temperatura alta faz aumentar a oleosidade e piora a caspa.
- Evitar mexer no cabelo a toda a hora e não dormir com os fios molhados também são outras formas para prevenir a piora dos problemas do cabelo misto.
Produtos para incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo misto
- Creme de Limpeza Dercos SensiCare, de Vichy

- Shampoo Antioleosidade, de Vichy

- Dercos Micro Peel shampoo esfoliante, de Vichy

- Condicionador Energizante Antiqueda, de Vichy

- Super Ampola Capilar Reequilibrante, de Vichy

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Junho de 2019
Modificada em: 08 de Junho de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!