Já reparou que a sua pele costuma mudar durante o inverno? A seca fica mais sensível e predisposta ao ressecamento; já a oleosa, acaba produzindo ainda mais sebo, ficando com aspecto grudento - tudo isso por conta de uma reação natural da pele devido ao clima frio. Mas não desespere: tem, sim, como controlar esses problemas sem gastar muito tempo no dia a dia! O truque é adaptar a sua rotina de cuidados à estação. Pensando nisso, o DermaClub organizou um passo a passo com 9 produtos curingas para incluir no seu ritual ao longo da temporada mais fria do ano!
De manhã
1º passo) Aposte em um bom sabonete que não resseque a pele
Nesse momento, o que queremos remover do rosto são apenas os produtos que aplicamos antes de dormir e o excesso de oleosidade acumulado durante a noite. Por isso, aposte em um sabonete que capaz de fazer uma limpeza eficaz, mas sem ressecar a pele. Outra dica é não lavar o rosto com água quente - assim, você não corre o risco de sensibilizar a região.
Produtos relacionados
2º passo) Em seguida, aplique o tratamento que você deseja
Com a pele limpa, você já pode aplicar o tratamento que preferir - seja antioxidante, antiacne, antimanchas, entre outros. Esses produtinhos precisam ser aplicados nesse momento para que os ativos penetrem com maior intensidade na sua pele e o efeito seja ainda mais eficaz.
Produtos relacionados
3º passo) Chegou a hora do hidratante!
Durante o inverno, mais do que nunca, precisamos hidratar a pele. O clima frio enfraquece a nossa barreira protetora. Por isso, não deixe de incluir um bom hidratante corporal e um facial em sua rotina de cuidados.
Produtos relacionados
4º passo) Finalize com o protetor solar
Você sabia que o uso do protetor solar é importante até mesmo durante o inverno. Nessa estação, muita gente acaba excluindo o protetor da rotina de cuidados pensando que o sol não vai agredir a pele. Muito pelo contrário! Até mesmo nos dias mais frios a radiação continua lá e a luz visível também, podendo causar a hiperpigmentação (diferença na tonalidade da pele) e o câncer de pele. Por isso, antes de sair de casa, não esqueça de aplicar o filtro solar!
Produtos relacionados
À noite
1º passo) Remova os resíduos de produtos, maquiagem e sujeira com a solução micelar
Antes de uma boa noite de sono, você não pode esquecer de limpar o rosto com solução micelar. Esse produto ajuda a remover toda a maquiagem, os resíduos de produtos e toda a sujeira que foi acumulada ao longo do dia. A higiene é bem fácil de fazer! Basta pegar um pedacinho de algodão, aplicar um pouco da solução micelar e passar na pele da face. Repita o processo até que o algodão saia limpo.
Produtos relacionados
2º passo) Lave o rosto mais uma vez
Depois da solução micelar, chegou a hora de lavar o rosto com sabonete, gel ou loção de limpeza. Você pode utilizar o mesmo produto que usou para fazer o ritual pela manhã ou então apostar em um dermocosmético mais adstringente, mas que faça a higiene sem agredir a pele.
Produtos relacionados
3º passo) Aplique o seu tratamento noturno
Aqui você pode usar seu produto anti-idade ou outro tratamento com ácidos recomendado pelo seu dermatologista durante à noite, como o retinol, por exemplo. O ativo é ótimo para evitar rugas, suavizar a aparência de manchas, melhorar a firmeza, textura e qualidade da pele.
Produtos relacionados
4º passo) Conclua o ritual com hidratante
Para que a pele não fique ressecada com o ácido e com o clima frio, você precisa finalizar a rotina noturna com o hidratante. Pode usar o mesmo que aplicou de manhã ou então apostar em um com o potencial hidratante mais potente.
Produtos relacionados
Além da pele do rosto, não podemos esquecer de cuidar do corpo durante o inverno!
Por isso, de manhã e à noite, depois do banho, é fundamental aplicar um hidratante corporal para evitar o ressecamento da pele que é bastante comum durante a estação. Além das partes mais extensas, como pernas, braços e coxas, dê atenção também às áreas de extremidade que sofrem mais com a falta de hidratação, como cotovelos e joelhos.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 21 de Setembro de 2021
Modificada em: 21 de Setembro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!