O uso de máscaras, o aumento do estresse, a falta de sono... A quarentena se tornou uma mistura de sentimentos e aflições para muita gente. Esses contratempos estão causando sérias reações no sistema nervoso e refletindo na beleza de várias maneiras: aumento da oleosidade, ressecamento da pele e até mesmo da queda de cabelo durante o isolamento social. Para driblar esses problemas, o DermaClub bateu um papo com a dermatologista Dra. Carolina Marçon que indicou todos os cuidados com a pele e com os fios que devemos ter ao longo desse período.
Mudanças na pele que estão surgindo com a quarentena
Durante essa fase, nossa pele acaba passando por várias mudanças. Isso acontece por conta do estresse e ansiedade, que estão num nível maior nesse período, e, consequentemente, afetam o sistema imunológico, liberando a formação de cortisol e da adrenalina - hormônios que possuem uma grande influência na pele.
“Por conta de toda essa alteração, os tipos de dermatites e alergias acabam piorando, inclusive as doenças de pele mais graves, como a psoríase e o vitiligo. Quem sofre com a oleosidade, também se depara com uma forte produção de sebo, além da formação de espinhas. Por outro lado, os pacientes que possuem uma pele seca, ficam com o rosto ressecado e sensível”, ressaltou a médica.
Principais cuidados com a pele durante o isolamento social
Pele mista e oleosa: fazer a limpeza do rosto duas vezes ao dia, usar hidratante e produtos para controlar o excesso de oleosidade e a formação de espinhas.
Produtos relacionados
Pele normal e seca: caprichar nos produtos hidratantes que ajudam a reforçar a barreira de proteção da pele e que tenham ativos prebióticos.
Produtos relacionados
Por isso é tão importante manter os cuidados com a pele. Caso você perceba alguma alteração, procure um dermatologista para mudar a sua rotina de skincare!
O cabelo também precisa de cuidados ao longo da quarentena!
De acordo com a Drª Carolina, nosso folículo é muito sensível às mudanças orgânicas. “Nesse momento da pandemia, com os níveis elevados de estresse, muitas pacientes estão reclamando da queda excessiva de cabelo. Nesse caso, é importante controlar tudo aquilo que está causando aflição através de exercícios físicos, terapia, meditação e uma boa alimentação”. Para aquelas pessoas que estão com uma queda muito intensa, a especialista recomenda: “Seguir uma rotina de cuidados capilares, lavar o cabelo regularmente para evitar a oleosidade na raiz, já que o acúmulo de óleo acaba favorecendo mais ainda a queda dos fios”.
Produtos relacionados
Não deixe de hidratar o corpo todos os dias
Além dos problemas com o isolamento social, nossa pele também está sofrendo com a mudança climática do outono e inverno. Isso significa que precisamos ter um cuidado mais reforçado com o corpo durante essas estações, que são as mais secas do ano. Desta forma, a dermatologista indica: “Evitar banhos quentes e longos, não utilizar bucha para lavar o corpo, usar sabonetes mais neutros e aplicar hidratantes para reparar a barreira cutânea”, finalizou.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 18 de Março de 2020
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!