Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Skincare para pele negra: 7 dúvidas mais comuns sobre a rotina de cuidados

Esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre rotina de skincare da pele negra
Esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre rotina de skincare da pele negra

Entrevista com Dra. Katleen Conceição, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Há quem diga por aí que a pele negra não precisa de tantos cuidados de skincare. Muita gente pensa que esse tipo de pele não tem a necessidade de usar protetor solar ou que não precisa de dermocosméticos anti-idade, já que “envelhece mais devagar” em comparação às outras. Mas não é bem por aí: a pele negra precisa de atenção, sim! Principalmente porque ela possui uma tendência à hiperpigmentação (diferença de tonalidade em algumas regiões, popularmente conhecido como manchas), excesso de oleosidade e de espinhas.

Pensando nisso, o DermaClub ouviu algumas leitoras e esclareceu as principais dúvidas sobre o tema com quem realmente entende do assunto: a dermatologista e especialista em pele negra, Drª Katleen Conceição. Ela revelou todos os cuidados que não podem faltar na rotina de beleza. Dá só uma olhada!

1. Quais produtos e ativos não podem faltar na rotina de cuidados da pele negra?

Existem produtos que são essenciais em todo ritual de skincare - a Drª Katleen revela que para a pele negra não pode faltar um bom sabonete e protetor solar: “Esses dermocosméticos precisam ser em forma de gel, sérum ou gel creme”, essas são as texturas mais indicadas. A especialista ainda garante que mesmo com pouca grana, dá para montar uma rotina de beleza de acordo com o bolso de cada paciente. “Acredito que com a prescrição do seu dermatologista, você pode adequar o seu orçamento com o melhor para sua pele”, ressaltou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Katleen ainda explica como deve ser a frequência de uso desses produtos: “Lavar o rosto de manhã e à noite, antes de dormir, e aplicar o protetor solar a cada três horas, mesmo em dias nublados e em ambientes internos, como dentro de casa”. Siga essas recomendações à risca e sua pele vai se tornar outra!

2. O que fazer para tratar a oleosidade, manchas, cravos e espinhas na pele negra?

A pele negra é cheia de características únicas. Ela possui uma quantidade maior de melanina - substância que dá cor à pele - e glândulas sebáceas maiores, que produzem mais sebo e, consequentemente, aumentam a oleosidade. Com todas essas particularidades, a pele possui uma tendência maior à formação de manchas, cravos e espinhas. Para tratar e prevenir esses problemas, a médica indica os principais cuidados:

“É importante realizar uma limpeza de pele, evitar alimentos com alto índice glicêmico, lavar o rosto com sabonete que tenha ácido salicílico e ácido glicólico, e aplicar um protetor solar em gel creme ou sérum a cada três horas”, recomendou. Outra dica da profissional é fazer uma máscara de argila verde ou argila branca toda semana.

Produtos relacionados

Aí vai o passo a passo de como fazer o uso da máscara: com o rosto limpo, aplique a mistura de argila em toda a região, evitando chegar muito perto da linha dos olhos, e deixe o produto agir por 20 minutos. Depois é só lavar com água corrente e finalizar com um hidratante ou tratamento que você desejar.

Produtos relacionados

Caso prefira um resultado mais rápido, você pode mesclar os cuidados feitos em casa com procedimentos estéticos feitos no consultório, como peeling, microagulhamento e laser.

3. Ácidos na pele negra: como esses ativos devem ser usados?

Os ácidos são muito bem-vindos na rotina de cuidados da pele negra, principalmente para tratar a oleosidade, acne e uniformizar o tom da pele. Mas a Drª Katleen revela que esses produtos devem ser usados com bastante atenção: “Somente com a prescrição de um dermatologista e com muito cuidado para evitar a irritação e a pigmentação”, atentou. Sendo assim, antes de apostar nesse cuidado, converse com um profissional para entender a melhor maneira de aplicar na pele. Uma boa dica é investir em um produto que tenha substâncias calmantes que ajudam a evitar esse efeito colateral.

Produtos relacionados

4. Como a depilação deve ser feita na pele negra sem causar foliculite ou manchas?

Muita gente reclama que após a depilação feita com lâmina ou cera, a pele costuma ficar irritada, com bolinhas de foliculite e manchas escuras, principalmente na região da virilha e na axila. Para esses incômodos a dermatologista recomenda alguns cuidados: “Antes de depilar, você pode fazer uma esfoliação do local para evitar as manchas, outra dica é remover o pelo seguindo o sentido de crescimento do folículo e utilizar um hidratante com ação calmante quando terminar”. Com esses cuidados, você consegue prevenir a formação desses problemas.

5. A pele negra precisa de protetor solar? Qual é o mais indicado?

Essa história de que a pele negra não precisa usar protetor solar não passa de um mito. Embora ela tenha mais melanina, que ajuda a proteger a região contra os danos da radiação, essa defesa deve ser reforçada com o uso do filtro para prevenir manchas causadas pele sol e o câncer de pele. Sendo assim, é importante apostar em um protetor com textura bem levinha, como sérum ou gel creme - ideais para a pele negra -, que tenha FPS 30 ou mais e se tiver cor é ainda melhor, pois ajuda a proteger a região contra a luz visível.

Produtos relacionados

6. Como manter a pele do corpo bem hidratada, bonita e com aquele glow natural?

Para a pele do corpo, os produtos precisam ser bem hidratantes para evitar o ressecamento e aquele aspecto craquelado presente nas pernas, cotovelos e calcanhares. O ideal é usar uma loção de limpeza e hidratantes com ativos super nutritivos, como as ceramidas e o ácido hialurônico. A Drª Katleen também recomenda o uso de óleos corporais, seja durante ou após o banho.

Produtos relacionados

7. Como prevenir o envelhecimento da pele negra? Quais ativos não podem faltar?

Outra herança genética incrível da pele negra, além da grande quantidade de melanina, são suas fibras de colágeno. A profissional conta que essas características são de grande ajuda para evitar o envelhecimento acelerado e precoce da pele: “O pigmento garante uma proteção natural contra os raios solares e as fibras colágenas, por serem mais densas, deixam a pele mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como a flacidez, as rugas e linhas de expressão”.

Entretanto, isso não significa que você deve deixar a rotina anti-idade de lado. Para manter a pele jovem e firme por muito mais tempo, o ideal é utilizar (mais uma vez) o protetor solar e substâncias à base de ácido hialurônico e vitamina C para prevenir o envelhecimento.

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 20 de Setembro de 2021
Modificada em: 20 de Setembro de 2021

Dra. Katleen Conceição

Palavra do Dermatologista

Dra. Katleen Conceição

CRM: 639575

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e é chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa casa da misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Manchas na pele

Como disfarçar marcas de espinhas: passo a passo para esconder as cicatrizes e manchas de acne

Como disfarçar marcas de espinhas: passo a passo para esconder as cicatrizes e manchas de acne

Manchas na pele

Vitamina C e retinol: como incluir os ativos na mesma rotina de skincare para otimizar o tratamento de manchas

Vitamina C e retinol: como incluir os ativos na mesma rotina de skincare para otimizar o tratamento de manchas

Manchas na pele

Como tratar manchas escuras na pele do pescoço? Skincare com vitamina C, ácido tranexâmico e protetor solar

Como tratar manchas escuras na pele do pescoço? Skincare com vitamina C, ácido tranexâmico e protetor solar

Manchas na pele

Como usar ácido tranexâmico para melasma? Veja a melhor forma de incluir o produto na rotina de skincare

Como usar ácido tranexâmico para melasma? Veja a melhor forma de incluir o produto na rotina de skincare

Manchas na pele

Qual é o melhor retinol? Como escolher o produto ideal para a pele com manchas, rugas e linhas de expressão

Qual é o melhor retinol? Como escolher o produto ideal para a pele com manchas, rugas e linhas de expressão

Manchas na pele

Últimas Matérias

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas Guia do ácido hialurônico: saiba como incluí-lo na rotina de skincare e para que serve! Effaclar Sérum Ultra Concentrado: guia completo de como usar o produto na rotina de skincare da pele acneica Creme para área dos olhos: dermatologista indica o melhor produto hidratante e para rugas Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica
Ver mais

escolha a loja de sua preferência