Produtos relacionados
O ressecamento cutâneo pode ocorrer durante todo ano, independente da estação. Por isso, seja no outono/inverno ou primavera/verão, é preciso se cuidar para evitar que o problema aconteça e se agrave, causando descamação e rachaduras. No entanto, se você deixou passar e está com a pele seca e áspera, é possível reparar todo corpo e conquistar um visual mais equilibrado, bonito e saudável. Confira as dicas do DermaClub e adote em sua rotina de cuidados!
Saiba como evitar o ressecamento da pele
De acordo com especialistas, algumas atitudes simples do dia a dia podem minimizar a textura seca, a sensação de repuxamento e a aspereza. No banho, evite água quente, já que ela pode retirar parte da barreira protetora da pele. “Isso promove o ressecamento e, ao longo do tempo, a derme fica com aspecto craquelado, proporcionando o prurido - coceira - após o banho e até o surgimento de placas vermelhas”, explicou a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, que enfatizou a importância do uso de hidratantes logo depois da ducha, diariamente, como forma de prevenção.
Descubra como minimizar o ressecamento da pele já existente
Nutrir a pele é uma das principais soluções para reverter o problema. Existem diversos ativos disponíveis, cada um com indicação para um determinado grupo de pacientes. “A ureia é um dos mais conhecidos, e é indicado para quem possui áreas de pele espessa e não deve ser usado em pacientes que tenham sensibilidade. Outros ativos, como ceramidas, óleo de amêndoas, manteiga de karité e lactato de amônia também são comumente utilizados”, comentou a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, no Paraná.
Cuidados especiais com as extremidades
Pés e mãos também merecem atenção! Se você passa o dia no ar condicionado, por exemplo, tenha sempre creme para as mãos e aplique ao menos duas vezes ao dia para evitar o ressecamento extremo. Em casos de cutículas arrepiadas, invista em ceras ou óleos hidratantes e nada de arrancá-las com o dente. Já nos pés, cremes densos podem ser usados todos os dias antes de dormir.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 23 de Dezembro de 2015
Modificada em: 27 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Jordão
CRM: 23783
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!