Quando falamos em rotina de skincare, não é raro que a hidratação da pele seja o assunto principal. Mas, você sabe qual é a real importância de usar um bom hidratante facial diariamente? Para tirar essa e outras dúvidas, o DermaClub preparou um guia completo sobre hidratação. Explicamos por que ela é importante na sua rotina de cuidados diários com a pele e te ajudamos a escolher o creme hidratante ideal. Confira!
Hidratação da pele: o que significa?
A hidratação é algo simples, mas que deixa muita gente com dúvida. Hidratar a pele nada mais é do que repor e/ou reter a água nas camadas superficiais da pele. A água é perdida durante o dia de diversas formas: agressores externos, como a poluição e a radiação solar, temperatura muito fria ou quente, poeira, vento e outras condições climáticas, tratamentos médicos e estéticos, consumo de álcool, tabagismo e outras substâncias, além da própria idade, fator que faz com que a nossa pele perca cada vez mais a capacidade de reter moléculas de água.
Para manter a água na derme e epiderme, nosso rosto conta com uma barreira de proteção natural, também chamada de barreira cutânea ou hidrolipídica - e é aí que o hidratante facial entra. A função desse tipo de produto é manter e reconstruir a barreira protetora, fazendo com que a pele fique menos fragilizada frente às agressões externas, além de manter o rosto com aspecto saudável.
Produtos relacionados
Creme hidratante, loção, sérum… qual é a diferença?
Provavelmente você já esbarrou nessa dúvida em frente a uma prateleira de dermocosméticos: creme hidratante, loção hidratante, sérum de hidratação… qual é a diferença entre esses produtos, afinal? Na verdade, a intenção permanece a mesma em todos eles. O que muda é o veículo e sua textura, que podem se adequar mais a alguns tipos de pele do que outras. Quem tem pele seca ou normal, por exemplo, pode optar por um creme hidratante.
Produtos relacionados
Hidratante para pele oleosa: como escolher o produto ideal?
Diz a lenda que a pele mista e a pele oleosa não precisam de hidratação - o que, na verdade, é uma grande mentira! A pele oleosa produz uma quantidade excessiva de sebo, que nada tem a ver com a água, fator primordial para a hidratação. Hidratar a pele oleosa é, inclusive, uma das formas mais eficazes de prevenir a produção de sebo no rosto e torná-la mais saudável.
O melhor produto hidratante para pele oleosa deve ter a textura oil free, ou seja, livre de óleo. Evite cremes e veículos mais densos. A preferência vai para texturas como sérum, gel, gel creme e loções, que são mais fluidas. O toque seco ou efeito matte também é algo a se destacar no hidratante para pele oleosa. Além disso, produtos que contêm ácido salicílico e ácido glicólico podem ajudar no controle da oleosidade e prevenir a acne.
Produtos relacionados
Como fazer a hidratação na rotina de skincare?
Depois de higienizar bem a pele com um sabonete facial ou gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele, seque bem o rosto dando pequenas batidinhas com uma toalha felpuda. Com a face seca, aplique gentilmente o hidratante no rosto com movimentos circulares até a absorção completa do produto. Finalize sempre com um protetor solar com FPS maior que 30.
Hábitos do dia a dia para manter a pele hidratada
Ter a pele hidratada vai muito além de manter uma rotina de skincare diária. Alguns hábitos são fundamentais para manter a hidratação em dia e dar um aspecto saudável ao rosto. Em primeiro lugar, hidrate-se também por dentro: a ingestão de água e líquidos (no mínimo 2 litros por dia) é imprescindível para manter a saúde do corpo como um todo. Alimentação saudável e boas noites de sono também são importantes para que o hidratante tenha um bom resultado. Invista em qualidade de vida e bem-estar e a hidratação estará sempre com você!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 16 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 16 de Fevereiro de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!