Produtos relacionados
Que a limpeza é extremamente importante todos já sabem, mas e quando só o sabonete parece não resolver os seus problemas? O adstringente é o produto mais indicado para finalizar a a higienização e preparar a pele para a hidratação. O DermaClub procurou a dermatologista Marcia Linhares, da clínica homônima no Rio de Janeiro, que explicou como usá-lo, a indicação para cada tipo de pele e como integrá-lo em sua rotina de cuidados. Confira!
O adstringente é para ser usado apenas em peles oleosas?
Segundo a médica, esse dermocosmético é indicado para pacientes com a pele oleosa, que possui maior secreção sebácea, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). "Ele é o agente de limpeza ideal, minimizando a oleosidade excessiva, fechando os poros sem agredir a barreira lipídica, além de evitar irritação e ressecamento cutâneo", afirmou.
Os diferentes tipos de adstringentes para outros tipos de pele
No entanto, esse tipo de produto não é de uso exclusivo para peles oleosas. Existem tônicos mais suaves, com agentes calmantes e hidratantes para não influenciar o estado natural, destinados para a limpeza de peles secas e sensíveis. Já para as mistas - mais oleosa na zona T, porém normal ou seca nas laterais da face e na região que contorna os olhos -, Dra. Márcia aconselha o uso de loções livres de álcool.
Saiba como inserir o adstringente em sua rotina de cuidados com a pele
A ordem de aplicação indicada segue uma rotina de cuidados: limpeza, tonificação e hidratação. O ideal é que os tônicos sejam aplicados duas vezes ao dia, geralmente, pela manhã e à noite, sempre após a higienização da pele. Para finalizar, a dermatologista lembra: "Depois da hidratação aplique o filtro solar, sempre!".
Não esqueça de consultar seu dermatologista, que vai indicar o melhor produto para a sua pele ficar impecável!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 28 de Agosto de 2015
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Marcia Linhares
CRM: 601787
Médica especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ. Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), integrou a equipe de dermatologia da Santa Casa de Misericórdia – RJ de 1998 até 2004, onde se pós-graduou. Possui o título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!