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Saiba quais são os 4 alimentos que potencializam a proteção do corpo contra os raios solares

Descubra quais alimentos auxiliam na proteção do corpo contra os raios solares
Descubra quais alimentos auxiliam na proteção do corpo contra os raios solares

Redação por Natalia Salvador

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A exposição excessiva à radiação solar pode causar diferentes consequências para a pele, como o envelhecimento precoce, manchas e até câncer. Por isso, todo cuidado é pouco! Além do uso diário do filtro solar, é possível potencializar a proteção através de uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais e antioxidantes. O DermaClub separou as principais substâncias que você pode incluir no cardápio!

A alimentação pode aumentar a eficácia do protetor solar

Vegetais, frutas, carnes magras e a ingestão correta de água - pelo menos dois litros diários - são grandes aliados para a proteção do corpo contra os raios nocivos do sol. Esses alimentos possuem nutrientes capazes de potencializar o efeito do filtro, aumentando o desempenho do produto e garantindo a saúde da pele. Confira quais são as quatro principais substâncias responsáveis pelo resultado:

- Vitamina E: presente nas amêndoas e castanhas, é o principal a gente na regeneração cutânea. Além disso, a resistência da pele contra os raios UV é aumentada;

- Ômega 3: por possuir funções hidratantes, é importante para manter a superfície da pele uniforme e evitar o surgimento de manchas, comuns após a exposição solar. É possível obter a substância por meio de peixes como o salmão e também da linhaça;

- Antioxidantes: são importantes no combate e prevenção da ação dos radicais livres - átomos que se ligam à moléculas sadias do corpo, interferindo no seu funcionamento - que têm sua produção estimulada pela radiação solar. Invista em tomate, cacau, romã, açaí, uva roxa, canela, azeite de oliva e chá verde, por exemplo;

- Betacaroteno: encontrado em alimentos alaranjados como a cenoura, laranja, abóbora e manga, protege e repara os danos já causados. Ainda é precursor da vitamina A, importante na produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele.

Os hábitos alimentares não dispensam o uso do protetor solar

É importante ter em mente que apenas a alimentação não é capaz de proteger a pele dos danos causados pela exposição solar. Unir a dieta ideal ao uso do filtro solar garante maior e mais eficaz proteção por que os cuidados se complementam. Por isso, não esqueça de aplicar o produto com FPS maior ou igual a 30 diariamente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 18 de Fevereiro de 2016
Modificada em: 18 de Fevereiro de 2016

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