O envelhecimento precoce é uma das maiores preocupações de quem procura seguir uma rotina de cuidados com a pele para retardar, por exemplo, pés de galinha e linhas de expressão na testa. O sérum facial é uma das melhores opções de produtos anti-aging, principalmente quando contém ativos com potencial hidratante, como o ácido hialurônico. A dermatologista Betina Stefanello te ajuda a entender como esses produtos podem ajudar a amenizar asrugas na testa e demais sinais de idade. Dá só uma olhada!
Por que surgem as rugas na testa?
É inevitável: nossa pele vai sentindo os efeitos dos anos de risos, choros, gargalhadas e sustos ao longo da vida. “As linhas de expressão na testa são causadas pela contração repetitiva do músculo da testa chamado frontal. Com o tempo, as linhas que só apareciam quando se movimentava o músculo, por exemplo, quando se fazia cara de espanto, começam a marcar a pele”, explica Dra. Betina.
Produtos relacionados
Combatendo as rugas na testa: o que não pode faltar no seu sérum facial anti-idade
Se você está em busca de benefícios anti-aging, sua skincare não precisa ficar baseada apenas no ácido hialurônico. Dra. Betina dá dicas de outros ativos encontrados num sérum facial e que podem te ajudar: “Além do ácido hialurônico, ácidos como retinoico e glicólico são interessantes para o tratamento das rugas, pois fazem regeneração celular e ceratólise, fazendo a descamação das camadas superficiais da pele, suavizando as rugas na testa e estimulando o colágeno da região. Antioxidantes também são importantes para evitar os danos causados pelo envelhecimento”.
Produtos relacionados
A dermatologista recomenda que a skincare anti-idade também deve ser incrementada com ativos como a niacinamida, vitamina B5 e vitamina C, além de resveratrol e melatonina. Estas substâncias, além de serem antioxidantes, preservam a barreira natural da pele. “Hoje em dia, os peptídeos neuromoduladores são bem-vindos, pois são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. Eles atuam alertando a pele sobre a perda de proteínas, como o colágeno, e ao mesmo tempo estimulam a produção de novas”, comenta a especialista.
O ideal é associar os séruns faciais de forma bem distribuída na sua rotina, para aproveitar todos os benefícios. “Eles possuem diferentes composições e, consequentemente, diferentes atividades biológicas, como aumento da produção de colágeno, hidratação e melhora de rugas na testa. A gluconolactona tem um potencial antiglicante, ou seja, evita opacidade da pele causada por alguns agentes expossomais, como má alimentação (o açúcar), estresse e sol”, recomenda a dermatologista. Se joga no sérum facial e tenha uma rotina de cuidados anti-idade dos sonhos!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 07 de Janeiro de 2022
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!