Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Rugas, pele fina e ressecada: conheça os sintomas da menopausa na pele

Conheça os sintomas da menopausa na pele
Conheça os sintomas da menopausa na pele

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A menopausa é um período da vida das mulheres, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade, em que ocorrem mudanças hormonais que afetam diretamente diversos aspectos da vida feminina, inclusive a pele. Não raro, os sintomas da menopausa podem incluir pele ressecada, rugas e linhas de expressão. Porém, como lidar com esses sintomas na pele madura? A dermatologista Carolina Marçon te ajuda a entender melhor os primeiros sinais dessa mudança e explica como amenizá-los. Confira! 

Entenda os sintomas da menopausa na pele

De acordo com a dermatologista, a mulher na menopausa tende a ter pele fina e ressecamento intenso. “Há sim a dilaceração do colágeno, uma alteração da nutrição, da vascularização da pele e a potencialização do acúmulo do dano solar que começa a se manifestar”, explica a médica. Isso ocorre devido a alterações hormonais intensas, em que a produção de estrogênio e progesterona cai vertiginosamente e, consequentemente, as fibras de colágeno e elastina também sofrem baixas. Por isso, é muito comum a pele ficar mais fragilizada, sensível, ressecada e flácida.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Exposição solar sem proteção pode acelerar a flacidez e o envelhecimento

Se você não tinha o costume de aplicar o protetor solar no rosto diariamente, os efeitos da menopausa podem ser sentidos de forma mais precoce. “Nas pessoas que têm o fotodano associado, serve também para as manchas causadas pelo sol, que começam a aparecer de forma mais intensa nessa fase”, comenta Dra. Carolina. A dermatologista explica que os danos solares são cumulativos e, muitas vezes, só aparecem após longos anos de exposição aos raios UVA e UVB sem a proteção correta. 

Como corrigir rugas e linhas finas nessa fase? 

Segundo a especialista, os principais cuidados incluem a restituição da barreira da pele e a hidratação do rosto: “Isso pode ser feito com ácido hialurônico e outras moléculas, como a niacinamida. Além disso, é possível fazer uso de despigmentantes, como hidroquinona e ácido kójico”.

A médica recomenda também o uso de substâncias que estimulem a renovação celular, como o ácido retinoico. “Focar na melhora da qualidade da pele, no estímulo do colágeno e na antioxidação. E, claro, usar protetor, porque contra o dano solar que já foi acumulado não tem muito o que fazer, mas o dano solar que ainda está para acontecer e que pode potencializar esse processo ainda pode ser evitado”, diz Dra. Carolina.

Antioxidantes: o que eles podem fazer pela pele madura na menopausa?

Um ponto importante destacado pela dermatologista é incluir produtos antioxidantes na sua rotina de skincare, pois eles ajudam a pele que sofre com os danos da menopausa. “A utilização dos antioxidantes minimiza o processo de oxidação, que também acelera por conta da ineficácia dos nossos sistemas antioxidantes, causada pelo processo de envelhecimento”, diz a dermatologista, que continua: “Também é possível recorrer a outros procedimentos e ativos, como preenchimento, estimuladores de colágeno, hidroxiapatita de cálcio, ácido poliláctico e lasers, que vão manter o estímulo do colágeno e promover a regeneração para manter a qualidade da pele”.

Alimentação e bons hábitos fazem a diferença no tratamento 

Dra. Carolina explica ainda que a alimentação é fundamental para que todos esses procedimentos e cuidados tenham bons resultados. "Busque uma alimentação anti-inflamatória, rica na ingestão de proteínas. Não adianta estimular tanto com cremes quanto com colágeno se a gente não tem matéria-prima para produzir, que seria a proteína”, alerta a médica. “O ideal é manter uma dieta rica em frutas e verduras, alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios”, finaliza a dermatologista.

Sérum Neovadiol: exclusivo para mulheres na menopausa

Produtos relacionados

A dica do Dermaclub é o lançamento do novo Sérum Anti-Idade Neovadiol, de Vichy. Com sua formulação única, com sinergia entre ativos que reativam os 5 mecanismos da pele durante o período da menopausa. Esse produto conta com:  de ácido hialurônico, proxylane, extrato de cássia, Vitaminas B3 – C – E, Ômega 6-9, ácido glicólico e água vulcânica, esse queridinho foi feito especialmente para a mudança hormonal que ocorre na mulher durante a menopausa, ajuda no combate a rugas e linhas de expressão, conferindo firmeza e elasticidade e recuperando o viço da pele madura.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 07 de Junho de 2022
Modificada em: 07 de Junho de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Rugas

5 produtos para usar na pele madura durante a menopausa

5 produtos para usar na pele madura durante a menopausa

Rugas

Cuidados com a pele durante a menopausa: tratamentos e produtos de skincare que fazem diferença

Cuidados com a pele durante a menopausa: tratamentos e produtos de skincare que fazem diferença

Pele madura

Como o uso frequente do protetor solar ajuda a evitar o envelhecimento da pele?

Como o uso frequente do protetor solar ajuda a evitar o envelhecimento da pele?

Pele madura

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Rugas

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência