Mais conhecidos como “bigode chinês”, os sulcos faciais são rugas que se estendem do canto do nariz às extremidades dos lábios, conferindo uma aparência mais envelhecida ao rosto. Mas, será que é possível prevenir e tratar essas marcas na pele? A fim de esclarecer essas dúvidas, o DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba. Olha só!
As causas dos sulcos faciais e quando costumam surgir
Essas rugas surgem na pele por conta de alguns fatores. “Os sulcos podem ser incentivados por uma intensa perda de peso, pelo envelhecimento e por características genéticas”, explicou a médica. Estas marcas costumam surgir a partir dos 30 anos e os mais conhecidos são o “bigode chinês”, “as linhas de marionete” - que vão desde a boca até o queixo - e o sulco lacrimal, na área das olheiras.
Os sulcos faciais, como o ‘bigode chinês’, podem ser evitados com alguns cuidados
De acordo com a Dra. Juliana, geralmente, há uma propensão individual aos sulcos, mas alguns fatores podem precipitar o aparecimento, como uma grande perda de peso. “Portanto, evitar emagrecer de forma rápida e excessiva é uma atitude que auxilia na prevenção dessas marcas na pele”, esclareceu, enfatizando que a exposição solar excessiva degrada as fibras de colágeno e deixa a pele mais suscetível ao aparecimento de rugas.
Para quem já possui sulcos no rosto, existem algumas formas de tratamento
Segundo a Dra. Juliana, a principal forma de tratar essas rugas também é com preenchimento com ácido hialurônico. “O ativo promove a sustentação da face, além de tornar os sulcos mais rasos. Equipamentos como ultrassom microfocado e radiofrequência também auxiliam em sua redução”, indicou.
Além disso, é essencial manter uma rotina de cuidados com a pele, utilizando dermocosméticos anti-idade com ação volumizadora, que melhoram preenchimento, luminosidade e maciez do rosto. Invista em ativos como o ácido hialurônico e o Pro-xylane, que favorecem uma melhora na elasticidade e firmeza da pele..
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 17 de Novembro de 2017
Modificada em: 03 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Jordão
CRM: 23783
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!