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Tem andado distraído? Confira 6 dicas sobre como ter mais foco e concentração em sua rotina

É possível, sim, ter uma rotina mais produtiva adotando alguns hábitos bem simples
É possível, sim, ter uma rotina mais produtiva adotando alguns hábitos bem simples

Redação por Livia Dambrosio

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Seu dia não tem rendido o bastante? Você tem acumulado muitas tarefas em casa e no trabalho? Às vezes, dá até um desânimo por isso? Pois saiba que esses são alguns sinais de que a sua produtividade anda mais baixa que o esperado. Mas, a boa notícia: existem formas de reverter essa situação e fazer com que sua rotina renda mais. Basta organizar suas funções e dedicar mais foco e concentração a cada uma delas. Está determinada? O DermaClub separou 6 dicas para te ajudar nessa missão:

1) Organize seu ambiente de trabalho

A primeira regra para ter uma rotina produtiva, é manter o local de trabalho em ordem. Nada de deixar aquele monte de papel que você não usa no cantinho da mesa ou restos de comida ao lado do computador. Jogue fora o que não tem mais utilidade e dê espaço para coisas que vão te ajudar a ter mais organização, como post-it, lembretes, calendários, canetas e um bloquinho de anotações. Lembre-se também de fazer a limpa na área de trabalho do seu computador!

2) Desconecte-se por um tempo

Muita gente trabalha com internet hoje em dia, mas existem certas tarefas que precisam de total concentração para serem cumpridas e, nesses casos, as redes sociais e os grupos de WhatsApp acabam tirando o foco. Se o seu problema costuma ser este, a dica é: desconecte-se! Não precisa ser o dia inteiro, é claro, mas, pelo menos, até terminar aquele relatório. Desligue tudo, coloque uma música relaxante e concentre-se apenas nos afazeres.

3) Estabeleça prazos para as tarefas mais complexas

Quando acaba a semana, você costuma ter trabalho acumulado para ser feito na última hora? Que tal acabar com isso estabelecendo prazos para as suas tarefas? Sejam curtos, médios ou longos, trabalhar com metas é uma das melhores formas de se manter comprometido. Faça isso com a ajuda de um caderninho ou uma planilha, sinalizando as funções mais importantes do dia.

4) Nas horas vagas, medite

Não há dúvidas: a meditação é um ótimo exercício para estabelecer o bom funcionamento do cérebro - o que te ajuda a ter mais foco e produtividade. Uma prática em destaque é a técnica mindfulness, que tem como principais características os exercícios de concentração aos sentidos, como respiração e sensações do corpo. Além de ter resultados extremamente positivos na prevenção do estresse, a meditação prepara sua mente para encarar um dia cheio de trabalho.

5) Não deixe de praticar atividades físicas

Além de proporcionar um ótimo condicionamento físico, praticar atividades físicas deixa você mais focado nas tarefas diárias. Já foi comprovado, por exemplo, que a corrida otimiza a oxigenação do cérebro, melhorando a memória. Outro benefício, é que correr em ambientes abertos deixa você mais concentrado, já que precisa desviar de obstáculos ao longo do percurso, o que torna a sua linha de raciocínio mais ágil.

6) Tenha uma alimentação saudável

Não é novidade que a alimentação pode influenciar diretamente na saúde da sua pele e organismo. Mas, além disso, uma boa dieta é capaz de melhorar a atividade cerebral. Com apenas algumas mudanças de hábitos, você consegue manter sua mente ativa e mais produtiva. Aposte em nutrientes antioxidantes e ricos em ômega 3 - como as oleaginosas e a sardinha -, isso vai fazer toda a diferença no seu corpo e na sua rotina de trabalho.

Que tal colocar essas dicas em prática agora mesmo?

Publicada em: 22 de Setembro de 2017
Modificada em: 28 de Julho de 2021

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