Produtos relacionados
Quando o verão se aproxima, geralmente, bate o desejo de comprar um biquíni novo, ir à praia e viajar para lugares tropicais para aproveitar. No entanto, é fundamental não esquecer de cuidados essenciais, como o uso correto do protetor solar. Mas, e se você esquecer e se expor demais ao sol? O que fazer para recuperar a pele? O Dermaclub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que ensinou as providências a se tomar. Entenda!
O que acontece com a pele quando bronzeamos demais?
Os sintomas mais aparentes do bronzeamento além da conta são queimadura solar - conhecida por vermelhidão -, descamação após alguns dias e ardência, que traz desconforto. “A longo prazo, ainda são ocasionados danos celulares que levam à manchas e à elevação do risco do aparecimento do câncer de pele”, afirmou a especialista.
Quais são os perigos dessa superexposição?
Além dos descritos acima, o risco de insolação é muito presente. Com o aumento da temperatura devido à desidratação, o corpo sofre alterações metabólicas sérias, que podem levar à internação do paciente, de acordo com a sua gravidade.
Como recuperar a hidratação da pele depois de um banho de sol?
O ideal é, antes de tudo, proteger-se adequadamente durante a exposição solar com filtros de FPS 30 ou mais e reaplicá-lo de duas em duas horas. “Depois do banho, que deve ser morno e com pouco sabonete para não ressecar ainda mais, você também deve usar uma loção hidratante de alta espalhabilidade”, explicou a dermatologista. Beber bastante água e manter uma alimentação leve, com frutas e verduras também são boas alternativas.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Novembro de 2016
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Flávia Alvim Sant'Anna Addor
CRM: 66293
Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!