Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

TPM: veja como a prática de atividades físicas pode amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual

Mau humor, ansiedade e cólica: esses e outros sintomas da TPM podem ser evitados com a prática de exercícios físicos
Mau humor, ansiedade e cólica: esses e outros sintomas da TPM podem ser evitados com a prática de exercícios físicos

Redação por Gabrielle Nunes

Produtos relacionados

A TPM pode ser um momento difícil para muitas mulheres. Inchaços, irritação, ansiedade… A variação de hormônios no período pré-menstrual causa transtornos bem desagradáveis para a maior parte das mulheres. Se você sofre com os sintomas da tensão pré-menstrual, o DermaClub tem uma boa notícia para você: é possível combater os efeitos da TPM praticando exercícios físicos.

Alguns sintomas da tensão pré-menstrual

É claro que os sintomas da TPM variam de mulher para mulher. Embora alguns, como dores de cabeça, irritabilidade e desejo por doces, sejam comuns na maioria das pessoas, outros transtornos podem variar bastante. Outros sintomas bem comuns são as variações de humor, dores nos seios, retenção de líquidos, desconforto abdominal e a pele propensa a acnes. Essas e outras características da TPM - que atinge cerca de 70% das mulheres em fase reprodutiva - desaparecem com o início do novo ciclo menstrual. Ainda bem!

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Exercite-se para aliviar a tensão

Não é segredo que a prática de atividades físicas é benéfica para a saúde, mas muitas pessoas não sabem que os exercícios também ajudam a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual. Isso acontece, principalmente, porque a atividade física estimula a produção de endorfina - hormônio ligado à sensação de bem-estar. Praticar exercícios aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, além de diminuir a ansiedade. Ou seja, todo exercício físico ajuda a controlar a TPM, mas yoga e alongamento são particularmente indicados, já que atuam também no combate ao estresse.

Além de atividades físicas, aposte na alimentação equilibrada

Além da prática de exercícios físicos, a alimentação também pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Alguns nutrientes são especialmente necessários nesse período para combater efeitos indesejados. O ômega 3 - presente em peixes e linhaça -, por exemplo, tem ação antiinflamatória, reduzindo as cólicas e a retenção de líquidos. O cromo - encontrado em alimentos integrais - reduz a compulsão por doces e a vitamina B6 melhora o padrão de sono e o humor. Já o chocolate meio amargo - assim como as atividades físicas - libera endorfinas e auxilia no relaxamento.

Em todos os casos, lembre-se de consultar um médico para indicar os melhores exercícios e cardápio para o seu caso.

Publicada em: 29 de Dezembro de 2017
Modificada em: 29 de Dezembro de 2017

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Efeitos da COVID-19 na pele: dermatologista explica como a doença também pode se manifestar no corpo

Efeitos da COVID-19 na pele: dermatologista explica como a doença também pode se manifestar no corpo

Saúde

5 práticas de self-care que deixam a pele mais bonita

5 práticas de self-care que deixam a pele mais bonita

Bem-estar

Quarentena e crianças: psicóloga explica como o estresse pode impactá-las e como lidar com temas difíceis

Quarentena e crianças: psicóloga explica como o estresse pode impactá-las e como lidar com temas difíceis

Bem-estar

Ansiedade e sedentarismo em casa: da yoga à meditação, veja ideias para movimentar corpo e mente na quarentena

Ansiedade e sedentarismo em casa: da yoga à meditação, veja ideias para movimentar corpo e mente na quarentena

Bem-estar

Reflexologia: conheça os benefícios da técnica nos pés e nas mãos e aprenda como fazer em casa

Reflexologia: conheça os benefícios da técnica nos pés e nas mãos e aprenda como fazer em casa

Bem-estar

Estresse, sono desregulado, má alimentação... Entenda como a quarentena pode afetar a sua pele

Estresse, sono desregulado, má alimentação... Entenda como a quarentena pode afetar a sua pele

Saúde

Últimas Matérias

Novos hábitos de saúde e beleza com o fim da quarentena: dermatologista indica como serão os cuidados Pele perfeita sem maquiagem: rotina de skincare para uma pele bonita e saudável Como cuidar das sobrancelhas em casa: especialista dá dicas para manter a região impecável Como cortar o cabelo em casa: veja 3 dicas para aparar pontas, franja e até raspar a cabeça Peptídeos: o que são? Quais os benefícios? Como usar na pele? Conheça os vários tipos dessa proteína Conheça Liftactiv Peptide-AHA: o novo sérum corretor de rugas e oleosidade de Vichy
Ver mais