Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Conheça os tratamentos de pele para você apostar
Conheça os tratamentos de pele para você apostar

Redação por Karoline Miranda

Alguns cuidados com a pele são muito importantes para prevenir o envelhecimento precoce, rugas, linhas de expressão e flacidez. Para isso, são úteis não apenas uma boa rotina de skincare, mas também procedimentos estéticos que permitam a renovação celular e o preenchimento facial. Mas, quais tratamentos são mais indicados para ajudar a saúde da pele? Com que frequência devemos fazê-los? Como montar sua rotina de cuidados? Confira as respostas para essas dúvidas logo abaixo!

Peeling químico: para que serve? Previne rugas?

O peeling é um dos procedimentos estéticos mais comuns e pode ser dividido em dois tipos: o peeling físico e o peeling químico. Os dois promovem a descamação da pele, removendo as células mortas e estimulando a renovação. A diferença é que o peeling físico é feito com a esfoliação mecânica de microesferas, como cristais ou diamante. Já o peeling químico promove a descamação por meio da aplicação de ácidos. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A grande vantagem do peeling químico é que o procedimento é controlado a partir das necessidades da pele, podendo ser mais profundo ou mais superficial. Os benefícios são inúmeros: despigmentação de manchas, suavização de rugas, linhas de expressão e até mesmo de cicatrizes de acne. As substâncias utilizadas também podem variar. Algumas das mais comuns são ácido glicólico, ácido salicílico, ácido retinoico e ácido tricloroacético. Como o peeling costuma deixar a pele mais sensível, o ideal é consultar o dermatologista para saber a frequência ideal do procedimento para o seu caso, usar dermocosméticos reparadores no pós-procedimento e usar um protetor solar com alto FPS.

Tratamentos a laser podem corrigir manchas e evitar a pele flácida

Outro procedimento muito procurado em clínicas estéticas são os tratamentos a laser. Assim como o peeling químico, o laser tem vários tipos e múltiplas funções e objetivos, mas todos ajudam a manter a pele saudável e viçosa. O laser de luz pulsada corrige manchas e pequenos vasos, além de marcas de expressão suaves; já o laser fracionado CO2 funciona muito bem para a flacidez, cicatrizes de acne, olheiras e rejuvenescimento facial. É importante lembrar que o laser é um tratamento que precisa ser feito por um profissional especializado e com todo o cuidado: exija óculos de proteção durante o procedimento e, após, use dermocosméticos hidratantes e reparadores, protetor solar de FPS alto ou muito alto.

Por que fazer uma limpeza de pele com frequência? 

A limpeza de pele é um tratamento acessível, que proporciona muitas vantagens e que pode ser feito em todos os tipos de pele. Peles oleosas e acneicas são as mais beneficiadas por esse tipo de procedimento, pois a limpeza reduz a oleosidade, remove os cravos e espinhas e limpa os poros abertos. Além disso, melhora a inflamação causada pela acne e a circulação da pele, além de hidratar e tonificar o rosto. O indicado é que a limpeza de pele seja feita a cada 15 dias, mas o ideal é consultar seu dermatologista para encontrar a melhor frequência para você.

Como fazer uma rotina de skincare contra o envelhecimento da pele

Para manter a pele saudável, é muito importante que o tratamento continue em casa. Por isso, manter uma rotina de skincare adequada evita não só problemas como a acne e manchas solares, mas também o envelhecimento precoce da pele. No entanto, a escolha dos produtos é imprescindível para não causar o efeito inverso!

Se a sua pele for seca, o ideal é escolher produtos mais cremosos e densos para repor a camada lipídica de proteção da pele. Já quem tem pele oleosa ou mista deve priorizar texturas não oleosas, como loção, gel e sérum. Se sua pele for sensível ou acneica, é indicado procurar produtos com propriedades calmantes e de alta tolerância. Para a pele normal, o ideal é equilibrar diferentes texturas. 

Produtos relacionados

A rotina de skincare passa por três etapas principais: higienização, hidratação e proteção. Para a higienização do rosto, o ideal para todos os tipos de pele é priorizar o gel de limpeza facial em vez do sabonete, já que o gel promove uma limpeza suave, sem agredir a pele e desequilibrar a barreira cutânea. Veja abaixo o passo a passo de uma rotina simples para ter uma pele saudável: 

Produtos relacionados

  • 1. Lave bem o rosto com um gel de limpeza;

  • 2. seque bem o rosto, dando leves batidinhas com a toalha (sem esfregar!); 

  • 3. com a pele seca, aplique o hidratante específico para o seu tipo de pele;

  • 4. finalize com um protetor solar de FPS acima de 50.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

Publicada em: 13 de Junho de 2022
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Tratamento de pele

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Tratamento de pele

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Tratamento de pele

Niacinamida para melasma funciona? Como o ativo age no tratamento de manchas na pele

Niacinamida para melasma funciona? Como o ativo age no tratamento de manchas na pele

Tratamento de pele

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Tratamento de pele

Peeling: qual é o mais indicado para a pele oleosa?

Peeling: qual é o mais indicado para a pele oleosa?

Tratamento de pele

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência