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Tubérculos: veja quais são os benefícios dos alimentos queridinhos dos nutricionistas

Aposte nos tubérculos para dar um boost na sua alimentação
Aposte nos tubérculos para dar um boost na sua alimentação

Redação por Helena Marques

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Recomendados por muitos nutricionistas mundo afora, os tubérculos, como batata doce e beterraba, proporcionam diversos benefícios à saúde, combinam com diferentes pratos e são de fácil preparo. Além disso, eles ainda são conhecidos por colaborar para o emagrecimento e para a definição dos músculos. Como resultado, ocupam a quarta posição entre os alimentos mais consumidos no mundo!

Entenda o que são e onde encontrá-los

Eles são a parte mais grossa de um caule, se comportam como órgão de reserva de energia e, por isso, são boas fontes de carboidratos. Raízes como a batata, inhame, mandioca, cenoura, beterraba, nabo e rabanete são alguns destes alimentos, que fornecem nutrientes como vitamina A, B, C, cálcio e fósforo.

Confira quais os benefícios do consumo de tubérculos

O betacaroteno encontrado nesses alimentos é um precursor da vitamina A, fundamental para o crescimento, visão e para a pele. Já as vitaminas do complexo B são importantes para funções do sistema nervoso central e para incentivar a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Enquanto a vitamina C reduz o risco de câncer, melhora o sistema imunológico e minimiza o aparecimento de problemas cardíacos.

Raízes podem substituir alimentos mais calóricos

O pão ou o macarrão podem ser substituídos por batata, inhame ou mandioca nas refeições, por exemplo. A dica é prepará-los assados, cozidos, na forma de purê ou sopas para que sejam ainda mais saudáveis. Já para o rabanete, nabo e cenoura, a indicação é consumi-los crus nas saladas.

Conheça o tigernut, o superfood da vez

Chamado também de chufa, o tigernut tem o sabor levemente adocicado que lembra o do coco e parece uma noz. A raiz tem origem africana, é rica em fibras probióticas - importantes para alimentar as bactérias “boas” do intestino - e ajuda no funcionamento da flora intestinal.

Converse com seu nutricionista ou nutrólogo e consulte sobre o consumo de raízes em sua rotina de alimentação!

Publicada em: 27 de Setembro de 2016
Modificada em: 23 de Novembro de 2016

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