As manchas na pele podem surgir em qualquer época do ano, mas é durante o verão que essas marcas mais aparecem. A radiação solar somada com a falta de uso do protetor ajudam na produção de melanina, causando as temidas manchas. Mas de que maneira podemos prevenir e tratar essas imperfeições? Quais são os tipos de manchas que mais aparecem na estação? O DermaClub conversou com a dermatologista Sineida Berbert, do Paraná, que esclareceu o assunto.
Por que as manchas na pele aparecem mais durante o verão?
A radiação é um fator que colabora para o aumento da produção de melanina na pele. No verão, os raios solares ficam mais potentes e muitas pessoas aproveitam para pegar uma corzinha, mas esquecem de passar e reaplicar o protetor. Com essa alta exposição, a melanina é produzida de maneira mais acelerada, como um mecanismo de defesa da pele, causando, assim, as temidas manchas.
Quais tipos de manchas são mais comuns na estação?
As manchas solares e principalmente as de melasma são os tipos mais comuns que surgem com o verão. Pacientes com a pele negra acabam tendo uma tendência maior às manchas por terem uma quantidade maior de melanina.
6 maneiras de prevenir a formação de manchas na pele
1- Aplicar o filtro solar 30 minutos antes de se expor ao sol;
2- Reaplicar o produto a cada duas horas ou após cada mergulho;
3- Usar a quantidade correta de protetor para cada parte do corpo;
4- Evitar se bronzear nos horários de pico depois das 10h e antes das 16h;
5- Aproveitar a sombrinha do guarda-sol de vez em quando;
6- Usar boné ou chapéu de praia para proteger o rosto.
De acordo com Drª Sineida, “a exposição solar sempre gera um processo de agressão ao DNA das nossas células que vai levar ao resultado de manchas e outros problemas como rugas, ressecamento, envelhecimento e câncer de pele”. Por isso, é tão importante se proteger e usar um filtro solar apropriado para encarar a estação.
6 tratamentos para tratar as manchas no verão
1- Fazer uma esfoliação semanalmente para remover as células mortas;
2- Usar filtro solar, de preferência com cor, para evitar o escurecimento das manchas já existentes e prevenir o aparecimento de novas;
3- Incluir na rotina de cuidados com a pele um creme clareador;
4- Usar um produto com vitamina C;
5- Fazer sessões de peeling químico;
6- Apostar no microagulhamento.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 18 de Março de 2019
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Sineida Berbert Ferreira
CRM: 12283
Médica graduada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e com Residência Médica em Dermatologia clinica e cirúrgica pela mesma universidade -UFF. Título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia da SBD. Título de especialista em Hansenologia pela SBH. Título especialista em dermatologia pela AMB. International Fellow American academy of dermatology. Proprietária e diretora clínica da clínica de Dermatologia Dra Sineida Berbert Ferreira em Maringá -Pr. Membro do conselho científico da Psoríase Brasil. Autora livro “Doutor eu tenho muito suor “- Grupo Gen - AC farmacêutica - 2000.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!