Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Guia da Vitamina C para o rosto para iniciantes: quando começar a usar? Causa oleosidade e espinhas?

Confira todas as dicas de como incluir a vitamina C na sua rotina de skincare
Confira todas as dicas de como incluir a vitamina C na sua rotina de skincare

Entrevista com Dra. Tatiana Nogueira Matos , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O uso da vitamina C para o rosto já é super popular entre os fãs de skincare e cuidados com a pele. Democrática, ela vai bem com qualquer tipo de pele, inclusive com a pele oleosa, e é recheada de benefícios para o rosto, dentre eles uma ação rejuvenescedora. Porém, se você ainda é iniciante e não entende nada desse ativo, calma que a gente ajuda! O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos e preparou um guia completo para você começar a usar o ácido ascórbico, explicou qual é a melhor vitamina C para o rosto e ainda deu dicas de como usá-la sem causar oleosidade e espinhas. Confira!

Quando começar a usar a vitamina C na pele?

“A vitamina C é um antioxidante e, como tal, deve ser usado a partir dos 25 anos, que é quando temos um aumento da formação de radicais livres na pele”, explica a Dra. Tatiana. “Essa substância atua reduzindo seu acúmulo pelas células. Assim, há uma regressão do envelhecimento celular. Sempre indico o uso de antioxidantes aos meus pacientes a partir dessa idade pela manhã, antes de aplicar o protetor solar”.

Produtos relacionados

Vitamina C e protetor solar? Deu match!

Um grande benefício do ácido ascórbico (o nome científico da vitamina C) é que ele é um grande amigo do protetor solar, outro item essencial para a skincare. “O uso pela manhã, potencializa os efeitos do filtro, já que a vitamina C, junto com o protetor adequado, também tem ação na proteção aos danos solares”, comenta a dermatologista.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Pele oleosa e acneica: textura do produto deve ser oil free

Apesar de combinar muito bem com qualquer tipo de pele, quem tem acne e excesso de oleosidade deve tomar cuidado com a textura do dermocosmético para não agravar a produção de sebo e a inflamação das espinhas. “A depender do veículo ou de outros ativos associados, a vitamina C pode causar acne”, esclarece Tatiana. “Isso acontece porque a vitamina C para ser produzida de forma estável e segura, pode exigir sua associação com veículos mais oleosos”.

Para não errar, a dica é apostar em produtos oil free e com toque seco. “Peles secas são beneficiadas com o uso de cremes, já o rosto oleoso com sérum. Para as peles que não são secas nem são oleosas, há a opção de decidir que veículo usar na vitamina C, a depender dos outros cremes que a paciente estiver usando”.

Produtos relacionados

Cuidados com o produto com vitamina C

“Sempre devemos armazenar a vitamina C longe de janelas, protegida do sol e do calor. A vitamina C mesmo escura, quando de uma boa marca, ainda assim, terá um bom funcionamento, se estiver dentro da validade do produto!”, alertou. Para evitar de usar produtos vencidos, a dermatologista indica ficar sempre de olho nos prazos dos rótulos e, se necessário, comprar novos dermocosméticos para preservar a eficácia do tratamento.

Vitamina C para o rosto: qual é a melhor? Pura ou derivada?

Há uma diferenciação entre produtos que utilizam a vitamina C em sua forma pura ou derivada, já que é um ativo difícil de ser estabilizado. Quanto a isso, a dermatologista recomenda sempre o produto com formulação integral. “A vitamina C pura sempre é a melhor opção, visto que vai chegar mais vitamina C às camadas mais profundas da pele, haverá mais estabilidade e consequentemente, maior será sua eficácia “O melhor cosmético com vitamina C é um produto de textura leve, com embalagens pequenas e escuras ou opacas”, recomenda Gabriella.

Incluindo a vitamina C na skincare

“Devemos sempre higienizar a pele antes de aplicar a vitamina C”, diz a especialista. “Particularmente, sempre indico também a hidratação da pele com água termal, que vai bem com qualquer tipo de pele”. O uso ideal é durante o dia, para dar aquele boom no efeito do protetor solar (é possível inclusive encontrar protetores que contenham esse ativo em sua fórmula). Além disso, é possível associar a vitamina C com outras substâncias super benéficas para a pele, como o retinol, o ácido glicólico e o ácido hialurônico. O importante é escolher um produto que se encaixe no seu tipo de pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 30 de Dezembro de 2021
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Dra. Tatiana Nogueira Matos

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiana Nogueira Matos

CRM: BA16601

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como a pele glow dá impressão de uma pele mais saudável?

Como a pele glow dá impressão de uma pele mais saudável?

Saúde

Como tirar estrias? Rotina de cuidados caseira e procedimentos para diminuir as cicatrizes na pele

Como tirar estrias? Rotina de cuidados caseira e procedimentos para diminuir as cicatrizes na pele

Saúde

Ampola de vidro em dermocosméticos: quais os benefícios? Como funciona? Como descartar corretamente?

Ampola de vidro em dermocosméticos: quais os benefícios? Como funciona? Como descartar corretamente?

Saúde

Como cuidar da pele durante o tratamento de câncer de mama: dicas de produtos e rotina de skincare

Como cuidar da pele durante o tratamento de câncer de mama: dicas de produtos e rotina de skincare

Saúde

Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde

Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde

Saúde

O tratamento oncológico e as consequências na pele

O tratamento oncológico e as consequências na pele

Saúde

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência