Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Vitamina C para o rosto: entenda as diferenças entre o ácido ascórbico puro e os derivados

Entenda as particularidades da vitamina c para o rosto
Entenda as particularidades da vitamina c para o rosto

Entrevista com Drª Camila Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O uso da vitamina C para o rosto pode ser considerado uma verdadeira sensação no universo da skincare. O ácido ascórbico, conhecido nutriente encontrado nas frutas cítricas, é um antioxidante poderoso e atua em todos os tipos de pele com inúmeras vantagens, sendo oferecido de duas maneiras nas formulações dos produtos dermocosméticos: como vitamina C pura ou na forma de derivados da substância. Mas afinal, qual é a diferença entre os dois tipos? Qual é a melhor opção para incluir na sua skincare? A dermatologista Camila Rosa te ajuda a fazer essa escolha com alguns conselhos simples. Dê só uma olhada! 

Vitamina C pura ou derivada: qual é a diferença? Qual é a melhor? 

De acordo com a Dra. Camila, a vitamina C é uma substância um tanto instável, o que dificulta sua manipulação nos dermocosméticos. “A vitamina C está disponível em várias formas ativas. Dentre todas as formas, o ácido L-ascórbico é o mais biologicamente ativo e bem estudado. Porém é uma molécula hidrofílica, instável e carregada, o que limita a sua penetração. É preciso adaptar essa molécula para que ela possa penetrar adequadamente na pele, ou seja, reduzir a acidez para um pH abaixo de 3,5%. Esse é um método eficaz para melhorar sua estabilidade e permeabilidade”, explica a dermatologista. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Aí é que entra a chamada derivação, que nada mais é do que a associação de vitamina C com outros ativos, garantindo que ela fique estável e pronta para ser usada a qualquer momento. “Na maioria das vezes, para se conseguir essa estabilização, é necessário acrescentar outros ativos como o ácido ferúlico para conseguir essa estabilização e uma melhor penetração da substância na pele. Portanto, a vitamina C geralmente está em associações para que ela consiga ter efeito sobre a pele, mas isso não irá diminuir sua eficácia. Hoje em dia, existem algumas maneiras de se conseguir a vitamina C pura e estáve”, esclarece Dra. Camila. 

Produtos relacionados

Por que usar a vitamina C no rosto?

Afinal, se esse ativo é tão instável, por que apostar no seu uso para incrementar a skincare? A dermatologista aponta que o ácido ascórbico não é um queridinho das vitrines de dermocosméticos à toa. “A vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos. Devido às suas propriedades antioxidantes, de neocolagênese e de despigmentação da pele, suas aplicações clínicas vão desde fotoproteção, antienvelhecimento a antimanchas”, explica Dra. Camila. 

A especialista enfatiza que, pura ou derivada, o importante é aproveitar os benefícios que esse ativo tem para oferecer: “Com um excelente perfil de segurança, a vitamina C tornou-se um agente cosmecêutico popular. No entanto, os estudos clínicos sobre a eficácia de formulações tópicas de vitamina C permanecem limitados e o desafio está em encontrar a formulação mais estável e permeável para alcançar os melhores resultados”.

Conheça os principais derivados do ácido ascórbico

Você é a louca dos rótulos? Então, prepare sua lupa para optar pelos derivados mais indicados da vitamina C no rosto: “Sempre que possível fique de olho na concentração, a máxima para absorção percutânea é de 20%. Derivados de ácido ascórbico, incluindo ascorbil fosfato de magnésio, ascorbyl-6-palmitato e ácido dehidroascórbico, não aumentam os níveis cutâneos de ácido L-ascórbico”, explica a profissional. 

Como conservar seu produto com vitamina C facial

Um dos principais percalços com relação à estabilidade da vitamina C é sua conservação. Por sua facilidade de oxidação, o ácido ascórbico precisa de muito cuidado ao ser armazenado para que o cosmético não perca sua eficácia. A Dra. Camila dá as principais dicas para evitar o problema: “A vitamina C é um produto que oxida com facilidade e, por isso, é envasada em frascos próprios para a proteção das moléculas. Geralmente, são em frascos escuros ou frascos em sistema fechado para impedir a entrada de oxigênio. Por isso, é importante manter o produto na embalagem original, protegidos do calor e exposição à luz em excesso para manter o produto em boas condições pelo tempo recomendado pelo fabricante”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 28 de Março de 2022
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Drª Camila Rosa

Palavra do Dermatologista

Drª Camila Rosa

CRM: 143799

Camila Rosa médica graduada pela UNIRIO. Dermatologista com título de especialista pela SBD e SBCD. Membro da Skin of color Society. Pós Graduada em Dermatologia Oncológica no Hospital Sírio-Libanês. Atualmente responsável pelo setor de pele negra da clínica Dermacolor em São Paulo.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Cafeína para a pele: da proteção solar ao combate à celulite, descubra 3 benefícios surpreendentes

Cafeína para a pele: da proteção solar ao combate à celulite, descubra 3 benefícios surpreendentes

Celulite

Dúvidas sobre celulite: o que é? Beber água ajuda a eliminar? Dermatologista esclarece as questões

Dúvidas sobre celulite: o que é? Beber água ajuda a eliminar? Dermatologista esclarece as questões

Celulite

Celulite infecciosa: sintomas, tratamento, como se pega, tempo de cura... Saiba tudo sobre essa doença de pele

Celulite infecciosa: sintomas, tratamento, como se pega, tempo de cura... Saiba tudo sobre essa doença de pele

Celulite

O que causa celulite? Açúcar, calça apertada, cigarro... Confira 5 hábitos que podem estar causando o problema

O que causa celulite? Açúcar, calça apertada, cigarro... Confira 5 hábitos que podem estar causando o problema

Celulite

Celulite bacteriana tem cura? Saiba como identificar e tratar a doença de pele

Celulite bacteriana tem cura? Saiba como identificar e tratar a doença de pele

Celulite

Como acabar com a celulite: tratamentos, causas e como evitar o efeito "casca de laranja" na pele

Como acabar com a celulite: tratamentos, causas e como evitar o efeito "casca de laranja" na pele

Celulite

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência