Quem pensa que é preciso ter uma rotina de skincare com dez passos para dar conta de todas as queixas da pele ainda não conhece a função da vitamina C e todos os benefícios que ela proporciona. Apesar de a gente amar esse momento de autocuidado, otimizar os cuidados com a pele com produtos multifuncionais é uma grande tendência. E, para isso, é interessante optar por ativos altamente eficazes contra diversos tipos de problemas. Quer saber mais? Que tal ler nossa matéria sobre vitamina C para o rosto: para que serve?
-
1. Tem ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce
A vitamina C é um dos mais poderosos antioxidantes para nossa pele. Mas, agora resta a pergunta: o que é um efeito antioxidante? Vamos te explicar: os radicais livres estão entre os principais causadores do envelhecimento da pele, e fatores rotineiros, como exposição aos raios UVA e UVB, poluição do ar, estresse e tabagismo, podem aumentar a produção dessas moléculas.
Os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, que causam vários danos à pele como a redução da concentração de colágeno na pele, substância responsável pela sustentação da cútis. Sendo assim, ativos antioxidantes, como a vitamina C, combatem os efeitos dos radicais livres ao neutralizar esse estresse oxidativo. É uma maneira altamente eficaz de prevenir o envelhecimento precoce, agindo na raiz desse problema.
-
2. Uniformiza o tom da a pele e previne manchas
Seja por marcas de acne, exposição solar ou melasma, manchas na pele são uma queixa frequente. A boa notícia é que a vitamina C no rosto também pode te ajudar com essa questão! Apesar de as causas serem variadas, manchas sempre são acúmulos de melanina. É aí que entra outra função da vitamina C: ela inibe a produção excessiva de melanina. Esse efeito ajuda no tratamento de manchas causadas pelo sol, uniformizando a pele, e evita novas hiperpigmentações.
-
3. Reduz rugas e linhas de expressão
A lista de benefícios da vitamina C é extensa e o ativo também estimula a produção natural de colágeno e diminui sua degradação. O colágeno é a principal proteína que mantém as células da pele firmes e juntas. E é essa união de células que faz com que a pele fique lisinha, sem rugas, linhas de expressão e até estrias.
Ao estimular a produção de colágeno, a vitamina C melhora a elasticidade, a textura, a maciez, a hidratação e a firmeza da pele. Muita coisa boa, hein? Além de uma pele mais bonita, esses efeitos também são notados especificamente na diminuição e na prevenção das rugas e linhas de expressão indesejadas.
-
4. Deixa a pele iluminada de dentro para fora
Todo mundo deseja uma pele viçosa, que dá aquele ar de saúde pro rosto, o chamado efeito glow. A garantia desse visual também é uma função da vitamina C. A pele naturalmente iluminada é resultado dos efeitos que citamos anteriormente: a ação antioxidante, a produção de colágeno e a uniformização do tom da pele.
O look iluminado é uma característica da pele que está com os cuidados em dia. Ao controlar os danos dos radicais livres, melhorar a elasticidade e a textura e tratar manchas, o resultado é uma cútis visualmente saudável e bem cuidada.
Como usar a vitamina C na sua rotina de skincare?
Produtos relacionados
Mas, afinal, como garantir todos esses benefícios da vitamina C? Com a escolha correta do produto, não é difícil inserir esse ativo na sua rotina de skincare. É importante se atentar a essa seleção e sempre escolher produtos que contêm vitamina C pura. Além de optar por produtos de qualidade, também é preciso fazer bom uso do dermocosmético, armazenando-o corretamente, em um local fresco e protegido do sol, por exemplo.
Com essas regrinhas esclarecidas, incluir a vitamina C na rotina de cuidados com a pele é simples. O produto formulado com vitamina C pode ser usado diariamente, com aplicação de manhã, à noite ou até mesmo nos dois momentos do dia. No uso pela manhã, não esqueça de passar protetor solar e, claro, reaplicá-lo com o passar das horas!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 10 de Maio de 2022
Modificada em: 19 de Maio de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!