A vitamina C é um ativo um tanto polêmico quando é relacionado com a pele oleosa. Isso porque muitas pessoas que possuem oleosidade no rosto com tendência à acne, reclamam que quando usam um produto com vitamina C, mesmo que seja um sérum, com tempo, percebe a formação de cravos e espinhas na pele. Mas porque será que isso acontece?
Pensando em esclarecer essa dúvida e recomendar uma melhor vitamina C para a pele oleosa, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon. Ela explicou porque um dermocosmético com esse ativo poderia causar o aumento da oleosidade no rosto e as características que esse produto precisa ter. Acompanhe!
Porque a vitamina C para o rosto, muitas vezes, acaba causando oleosidade e acne?
A vitamina C em si não é comedogênica, ela possui até uma ação anti-inflamatória que ajuda no controle da oleosidade. O que realmente pode prejudicar a pele oleosa é o veículo e a formulação base do produto. Sendo assim, a dermatologista garante: “Pessoas com acne e oleosidade podem sim usar vitamina C, desde que seja uma formulação específica para esse tipo de pele”.
Vitamina C para a pele oleosa: o que o produto precisa ter para não causar espinhas?
Se você está procurando uma vitamina C para a pele oleosa, o primeiro passo para encontrar o produto ideal é encontrar a textura mais adequada para esse tipo de pele. Nesse caso, elas podem variar de sérum, aquosa, gel… basta evitar os veículos mais pesados e oleosos que podem obstruir os poros.
Depois da textura, ao escolher a vitamina C para o rosto com oleosidade, você precisa ficar de olho na formulação do produto. Existem várias no mercado e a Dra. Carolina recomenda algumas. "Fórmulas que combinam a Vitamina C com ácido salicílico, com o potencial de controlar a oleosidade e melhorar a acne, por exemplo”. Além dessa combinação, também pode ser incluído o ácido ferúlico, um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres.
Produtos relacionados
Rotina de skincare com vitamina C para a pele oleosa e com acne
- 1º passo) Lave o rosto com um gel de limpeza com ativos que controlam a oleosidade sem ressecar a pele do rosto.
- 2º passo) Aplique a vitamina C para a pele oleosa com a formulação e o veículo recomendado pela dermatologista.
- 3º passo) Finalize a sua rotina de skincare com um protetor solar facial com FPS 30 ou mais.
Caso queira aplicar o produto à noite, basta terminar o ritual no segundo passo.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 14 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 14 de Fevereiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!