Você conhece os benefícios da vitamina C pura? Também conhecida como ácido L- ascórbico, além de deixar a pele luminosa, sem manchas e uniforme, o ingrediente ajuda a potencializar a ação do filtro solar ao fortalecer as defesas da pele contra os radicais livres gerados após a exposição ao sol, mas também, após exposição à poluição, radiação infravermelha, luz visível, fumo, entre outros. Por outro lado, quem tem a pele muito oleosa e acneica, ainda possui um certo receio de usar um produto com esse ativo, já que existe a ideia de que ela pode causar espinhas. Será mesmo verdade? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, que esclareceu o assunto.
A Vitamina C pode causar espinhas na pele?
A médica confirma que não: a vitamina C pura não é capaz de causar espinhas na pele. “Esse ativo antioxidante não proporciona esse efeito colateral e pode ser utilizado com segurança em peles oleosas e com predisposição à acne”, garantiu. Se você deseja incluir esse ativo na sua rotina de pele, é importante consultar um dermatologista para que ele prescreva a vitamina C pura em um veículo adequado para o seu tipo de pele e que não seja comedogênico.
Se você está usando vitamina C e tendo espinhas, tente usar um produto com outra textura
A vitamina C não é responsável por causar acne de forma tópica. Sendo assim, a total responsabilidade é do veículo ou textura do produto utilizado. “Se o paciente tem uma pele com tendência à oleosidade e à acne e usar um produto com textura oleosa, como cremes, loções cremosas, vai acabar desenvolvendo acne independentemente do ativo ou ingrediente”, atentou a Drª Tatiane.
Por isso, nestes casos, é importante optar por texturas mais leves e de rápida absorção como séruns que não vão causar acne e muito menos deixar a pele mais oleosa. Para não ter erro, consulte seu dermatologista para indicar a vitamina C pura na porcentagem e veículo mais indicado ao seu tipo de pele.
Indicações para usar um produto com vitamina C
Segundo a dermatologista, a vitamina C pura possui muitas indicações na rotina de cuidados, como: “Revitalização da pele pela ação de regeneração celular e, aliada a isso, é capaz de uniformizar as alterações de cor na região, amenizando as manchas. Além de tudo isso, muitos estudos confirmam a sua capacidade de estímulo de colágeno, diminuindo a flacidez” explicou. Mais que isso, a sua capacidade antioxidante é indiscutível e ainda fortalece a imunidade das células cutâneas.
A vitamina C pura pode ser usada diariamente sem efeitos colaterais e é indicada para todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis, pois dificilmente vai provocar descamação ou irritação cutânea.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Abril de 2019
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!