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Yoga: conheça os diferentes estilos e os seus benefícios para o organismo

Com diferentes tipos, a yoga melhora a respiração, o condicionamento físico e o humor de seus praticantes
Com diferentes tipos, a yoga melhora a respiração, o condicionamento físico e o humor de seus praticantes

Redação por Juliana Oliveira

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Tendo como princípio básico o desenvolvimento integral do ser humano, isto é, aliando o bom funcionamento físico com a mente e o bem-estar, o yoga traz vários benefícios para o organismo, como o desestresse e a melhora da postura corporal. Além disso, sua prática busca a integração da alma com o universo e a atração de boas energias, objetivos que tendem a melhorar o humor e a autoestima de seus praticantes.

Relax! A prática do yoga contribui para o relaxamento e o bom funcionamento do organismo

O yoga está além dos exercícios e inclui também uma alimentação equilibrada, a ingestão regular de água, o bom sono e a mente tranquila. Com isso, suas vantagens vão desde a diminuição dos níveis de colesterol e a melhora da respiração até promover mais energia e relaxamento. Sua prática regular também aumenta a disposição e a vitalidade.

Descubra o estilo ideal de yoga para os seus objetivos

Por existirem diferentes tipos de yoga, é fundamental conhecer as características e recomendações específicas de cada uma. Conheça os estilos mais praticados:

- Iyengar Yoga: o principal aspecto desse método é atentar para o alinhamento do corpo e, por isso, é mais detalhista e intenso, com um cuidado especial à postura. Por esse mesmo motivo, é indicado para pessoas com problemas na coluna e motores;

- Hatha Yoga: muito comum no Ocidente, esse estilo foca mais no corpo do que no aspecto filosófico da prática. Desse modo, melhora o condicionamento físico, a concentração e a flexibilidade;

- Raja Yoga: focada sobretudo na meditação, não exige tanto da força física e mais o crescimento espiritual. Por isso, é uma boa opção para quem planeja combater a insônia e acalmar a mente;

- Ashtanga Yoga: composta por seis séries fixas - que avançam e se complexificam gradativamente - é recomendada para pessoas resistentes e com disposição para trabalhar o corpo (e suar muito!);

- Kundalini Yoga: indicado, principalmente, para quem busca uma atividade espiritual, tem por objetivo limpar e fortalecer o organismo a partir do alongamento e da respiração;

- Power Yoga: unindo movimentos fortes com a respiração acelerada, esse estilo inclui também exercícios que não pertencem tradicionalmente ao yoga, sendo o ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico;

E você, que tal investir no yoga para reequilibrar corpo e mente?

Publicada em: 09 de Novembro de 2016
Modificada em: 22 de Novembro de 2016

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