Ficar em casa isolado em quarentena pode despertar diversos pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos. As incertezas e preocupações podem gerar conflitos internos e externos, inclusive com familiares e pessoas que estão próximos de você. Para aliviar toda a tensão durante esse período, que tal incluir na sua rotina uma atividade que ajuda a trabalhar a mente para focar em pensamentos positivos e controlar a ansiedade?
Entre as atividades mais indicadas para esse momento estão as posições de yoga e a técnica de mindfulness. Já ouviu falar? O DermaClub entrevistou a professora de yoga Érica Braga, que explicou os benefícios dessa prática e recomendou alguns exercícios para qualquer pessoa fazer durante esse tempo em casa.
1) O que é mindfulness? Qual é a relação dele com a yoga?
Mindfulness é uma palavra em inglês que significa “atenção plena”, ou seja, atenção ao momento presente. Em resumo, significa deixar a mente estável, focada em uma única coisa. Érica explica que existem diversas técnicas de mindfulness: “Desde fechar os olhos e observar o ar entrando e saindo de suas narinas até respirar fundo e observar os cheiros, texturas e gostos da sua refeição a cada mordida. Todas ajudam a se concentrar no momento presente usando seu corpo como principal ferramenta. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna tão acessível e eficaz”, definiu a profissional.
Já a yoga, é uma ciência e filosofia de vida. “Podemos dizer que sua prática induz ao estado de atenção plena (mindfulness) a todo momento, durante a realização de posturas, técnicas de respiração, meditação e cantos devocionais”, explicou Érica.
Conheça os benefícios do mindfulness
- Desenvolvimento do foco, da concentração e da resiliência;
- Melhora nos quadros de estresse, ansiedade;
- Autoconhecimento e equilíbrio emocional;
- Desenvolvimento da criatividade e intuição;
- Melhora na qualidade dos relacionamentos;
- Melhora do sentimento bem-estar em geral.
Poses de yoga para fazer em casa e praticar o mindfulness
Para passar por esse momento tão tenso de forma mais tranquila e centrada, Érica indicou alguns exercícios de yoga que mesclam com a técnica mindfulness para praticar em casa:
Sukhasana (postura fácil): sente-se com a coluna ereta, dobre os joelhos e cruze as pernas. Descanse as mãos sobre os joelhos.
Ardha Padmasana (postura de meia lótus): sente-se com a coluna ereta, dobre os joelhos e cruze as pernas. Em seguida, coloque seu pé direito em cima de sua coxa esquerda. Descanse as mãos sobre os joelhos.
Dica da profissional: “Caso sinta algum tipo de desconforto, encoste suas costas numa parede ou utilize algum acessório, como almofada, bloco, banco de meditação ou mesmo uma cadeira”.
Como o mindfulness ajuda a aliviar o estresse na quarentena?
Embora seja sempre recomendada a orientação de um instrutor qualificado, a maioria das técnicas de mindfulness são simples, gratuitas, não exigem equipamentos, local específico ou necessidade de um instrutor para acompanhar. “A maioria não tem pré-requisitos nem contraindicações. Além disso, existem várias técnicas, para todos os gostos e perfis. Todos podem simplesmente fechar os olhos e praticar, adaptando a técnica de acordo com suas possibilidades e necessidades”, explicou a professora.
O ideal é praticar diariamente, no mínimo uma vez por dia. Se possível, pratique ao acordar, antes de comer e de dormir. A profissional ainda indica que a técnica pode ser feita aos pouquinhos: “A duração depende de cada pessoa, os iniciantes podem começar com alguns minutos apenas - aqui vale a lógica do “1 maior que zero”. O ideal é ir aumentando aos poucos, chegando até 15 a 30 minutos”, recomendou.
Outra dica legal é preparar o ambiente onde irá praticar. O ideal é que seja um ambiente confortável, silencioso e organizado. “O importante é sentir-se bem, para praticar o máximo de tempo possível com o máximo de frequência”, finalizou.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Érica Braga - Professora de Yoga pela Escola Indiana Ananda Marga, sua missão é estimular as pessoas a “sentirem-se bem e fazerem o bem”, através de experiências de autoconhecimento e expansão da consciência.
Seu trabalho com o Yoga aproveita o conhecimento adquirido em mais de 13 anos de experiência na área de Educação e em formações profissionais em diversas áreas, como empreendedorismo, coaching e terapias holísticas.
Publicada em: 20 de Fevereiro de 2020
Modificada em: 27 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!