Se você tem manchas na pele, principalmente na região do rosto, sabe que isso pode gerar bastante incômodo e impacto negativo na autoestima. Porém, não é só o desconforto estético que conta: elas podem ser até mesmo um problema de saúde! Por isso, investir em um bom tratamento para manchas no rosto é uma forma de autocuidado e bem-estar. Para te orientar sobre tirar manchas da pele e como minimizar a aparência dessas hiperpigmentações, a equipe do DermaClub conversou com a dermatologista Mayara Nascimento. Confira!
Por que surgem manchas na pele?
Há quem diga que o melhor tratamento é a prevenção. Mas como prevenir manchas de pele? Quais são as causas? Segundo a Dra. Mayara, essa é uma pergunta complexa e que irá depender do tipo de hiperpigmentação. “Existem várias causas, assim como vários tipos de manchas diferentes”, explica a dermatologista. “Mas a principal responsável, em média por 80% dos casos, é a exposição solar que, com o passar dos anos, faz formar novas manchas e/ou piorar as já existentes, além de acelerar o envelhecimento e causar predisposição ao câncer de pele.”
PRODUTOS RELACIONADOS
Além das manchas solares, a dermatologista evidencia que podem haver outros motivos menos comuns para o surgimento de hiperpigmentações na área do rosto. “Dentre outras causas, alterações hormonais, erros na rotina de cuidados com a pele, existem até medicações orais que podem predispor o aparecimento de manchas no rosto”, diz Mayara.
Como tirar manchas na pele? ácido para manchas funciona?
De acordo com Mayara, o tratamento para tirar manchas de pele varia para cada paciente. “Precisamos avaliar cada paciente, idade, tipo de pele e aspecto da mancha. A base do tratamento com uma rotina de skincare personalizada associado a procedimentos no consultório, como peeling e/ou microagulhamento e/ou laser, para acelerar e potencializar esse tratamento”.
O peeling químico com ácido para manchas pode ser uma boa opção para remover manchas de pele com eficácia. Ativos como o ácido retinóico, ácido kójico, ácido tranexâmico e ácido glicólico são algumas das opções que podem compor o seu peeling despigmentante. Porém, a pele tende a ficar mais sensível após esse procedimento estético e deve ser protegida com filtro solar, além de ser bem hidratada.
Tratamento para manchas no rosto em casa: como montar sua skincare
Para ser eficaz, o tratamento para manchas deve ser feito não só através de procedimentos estéticos, mas também com uma skincare adequada para a pele que sofre com hiperpigmentações. A rotina de cuidados pode ser variada, mas a recomendação da Dra. Mayara serve para qualquer skincare, até as minimalistas! “O ideal é usar um protetor solar de amplo espectro e com cor, antioxidante pela manhã, como Vitamina C, e produtos despigmentantes noturnos específicos para cada tipo de mancha de pele”, explica a dermatologista.
A dica DermaClub para que você monte a sua rotina de cuidados com os melhores produtos é fazer a combinação do Sérum Multicorretor Discoloration Defense , da SkinCeuticals + Protetor Solar Anthelios AE Pigmentation , da La Roche Posay. Enquanto o sérum ajuda a reduzir a marcas e a melhorar a textura da pele, graças à concentração de ácido tranexâmico, niacinamida e ácido kójico, o protetor solar melhora a uniformização do tom da pele e preenche rugas e linhas finas, devido a sua formulação que contém ácido hialurônico fragmentado, PHE-Resorchinol, niacinamina e LHA. Pode investir que é sucesso!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.