Manchas na pele não aparecem só no rosto. Elas podem se formar nos lugares que você menos espera, como no couro cabeludo. Normalmente, nesta região a mancha costuma ter uma aparência bem avermelhada, como se fosse uma queimadura solar. Mas o que realmente significa esse problema? O DermaClub entrevistou a dermatologista Gabriella Albuquerque que revelou o que pode ser e qual e os tratamentos mais indicados para o problema.
O que pode ser uma mancha avermelhada no couro cabeludo?
A especialista conta que, embora pareça estranho, a formação de manchas vermelhas no couro cabeludo não é tão incomum quanto pensam e possui alguns motivos relacionados. “Pode ser de causa inflamatória e, neste caso, geralmente está associada a descamação e coceira na cabeça - aqui, devemos pensar em dermatite seborreica ou psoríase. Quando a causa é genética, a mancha costuma ter uma coloração vinho e, na maioria dos casos, não reflete nenhum sintoma na pele. Nesta situação, a marca costuma se localizar na nuca e se caracteriza como um hemangioma plano”, explicou.
Quais os tratamentos mais indicados para mancha avermelhada no couro cabeludo?
Para cada causa dessa mancha avermelhada, existe um tratamento específico. A Dra. Gabriella recomenda: “No caso das manchas inflamatórias, o ideal é utilizar shampoo anticaspa para amenizar a descamação e a coceira. Para as marcas dos hemangioma sugerimos o laser. Se for um tumor, se indica a remoção cirúrgica”. Lembrando que para ter um diagnóstico preciso, é importante consultar um dermatologista para receber os cuidados adequados. O importante é evitar automedicação e soluções caseiras para evitar efeitos colaterais ou alergias no couro cabeludo.
Como evitar essa mancha no couro cabeludo?
Agora, se você não tem uma mancha avermelhada no couro cabeludo, mas quer prevenir esse problema, principalmente em casos em que a dermatite seborreica já é ativa, é importante manter uma rotina de higiene: “Lavar os cabelos todos os dias, de preferência pela manhã ajuda a diminuir o desenvolvimento da caspa”, recomendou.
PRODUTOS RELACIONADOS
Neste caso, você pode investir em um produto com função co-wash, que higieniza o couro cabeludo sem agredir. Ele remove toda a sujeira, excesso de oleosidade e acúmulo de produtos da região, evitando a formação da caspa. Assim, você consegue manter seu cabelo mais limpo e saudável.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 10 de Novembro de 2020
Modificada em: 28 de Julho de 2021

palavra do dermatologista
DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4
A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.palavra do dermatologista
