As manchas na pele são sempre muito incômodas. Elas podem ter a coloração mais escura, amarronzada, vermelha, branca ou até vir a mudar de cor com o tempo. Dependendo de suas características, essas marcas acabam recebendo vários nomes - melasma, efélides, rosácea, etc - e para cada um desses casos existe um tratamento e uma rotina de cuidados bastante específica. Pensando nisso, o DermaClub fez um apanhado sobre o assunto, esclarecendo os tipos, tonalidades, como clarear e prevenir essas manchinhas no rosto e no corpo. Confira e tire suas dúvidas!
1. O que são manchas? Como surgem?
Manchas são aqueles marcas pigmentadas na pele, sem formato específico, que podem ser escuras, claras ou apresentar colorações diferentes. A principal causa das manchas amarronzadas, por exemplo, é a alta produção de melanina, que ocorre através da exposição solar demasiada, alteração hormonal ou alguma inflamação local, como a foliculite, por exemplo. Já aquelas que são vermelhas, esbranquiçadas ou mudam de coloração ao longo da vida, possuem causas e motivos diferentes.
2. Quais são os tipos de manchas?
2. 1. Melanoses ou manchas senis
melanoses são manchas escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Elas mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida.
2. 2. Sardas
efélides, conhecidas como sardas, manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após exposição em excesso ao sol.
2. 3. Melasma
melasma normalmente surge após a gravidez, uso de pílula ou exposição ao sol e acontece com nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa.
PRODUTOS RELACIONADOS
2. 4. Manchas de acne
arecem depois do processo inflamatório da acne. No início, elas se caracterizam como manchas vermelhas que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar.
PRODUTOS RELACIONADOS
2. 5. Leucodermias ou acromias
o manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina. Essas marcas são muito comuns em casos de albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - conhecida como pano branco.
2. 6. Dermatite (seborreica, atópica, de contato)
o manchas vermelhas, escamosas e que causam muita coceira. Elas podem surgir no corpo inteiro, dependendo do seu tipo.
PRODUTOS RELACIONADOS
2. 7. Psoríase
o placas vermelhas com descamação na pele que podem surgir no joelho, cotovelo, unhas e em locais que sofrem muito atrito, como axila e virilha.
2. 8. Rosácea
mbém formada por manchas vermelhas no rosto - na região da bochecha, nariz, testa e queixo - e, geralmente, se manifesta em pessoas de pele mais clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade.
2. 9. Câncer de pele
o lesões cancerígenas na pele podem se desenvolver de várias formas, tamanhos e tonalidades, inclusive avermelhadas. São formadas manchas pequenas principalmente em áreas mais expostas ao sol e também podem ser caracterizadas com o aumento lento do tamanho e sangramentos ocasionais.
3. Quais cores podem ter as manchas?
3. 1. Escuras e amarronzadas:
Melasma;
- Manchas de acne;
- Sardas;
- Melanoses ou manchas senis.
3. 2. Vermelhas e rosadas:
Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Psoríase;
- Câncer de pele - no estágio inicial;
- Rosácea.
3. 3. Brancas e amareladas:
Micose;
- Pano branco;
- Vitiligo.
3. 4. Pode mudar de cor:
Câncer de pele - melanoma.
4. Mapa das manchas: onde cada uma pode aparecer
4. 1. No rosto, pescoço e colo:
Melasma;
- Manchas de acne;
- Sardas.
- Câncer de pele
- Rosácea.
4. 2. Nos braços e mãos:
Melanoses ou manchas senis;
- Câncer de pele;
- Micose;
- Psoríase;
- Dermatite.
4. 3. No tronco e nas costas:
Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Psoríase.
4. 4. Nas penas e nos pés:
Melasma;
- Dermatite.
4.5. Pode ocorrer em várias partes do corpo
Vitiligo;
- Psoríase;
- Dermatite.
5. Qual o melhor tratamento para manchas escuras?
5.1. Produtos e ativos clareadores
Creme clareador
- Esfoliante (usar semanalmente)
- Filtro solar
- ácido ferúlico
- Niacinamida
- Vitamina C
- Phe-resorcinol
- ácido tranexâmico
5.2. Procedimentos clínicos
Peeling químico e físico;
- Laser;
- Luz pulsada;
- Microagulhamento;
6. Rotina de cuidados simples para quem tem manchas escuras na pele
De manhã:
1º passo) Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ; 2º passo) Use um creme com ativos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C; 3º passo) Aplique uma camada de filtro solar com cor para uniformizar o tom de pele e proteger a região do escurecimento das manchas e formação de novas marcas.
à noite:
trong>1º passo) Remova a maquiagem e todos os resíduos com solução micelar; 2º passo) Mais uma vez, lave o seu rosto com o seu sabonete de preferência; 3º passo) Antes de dormir, use um tratamento com ativos clareadores.
7. Como prevenir o aparecimento de manchas?
7. 1. Uso diário do filtro solar e do antioxidante
caso de manchas mais escuras e amarronzadas que surgem com a alta exposição solar.
7. 2. Uso de um hidratante para a pele sensível e seca + água termal
ra quem possui dermatite, psoríase e rosácea.
7. 3. Antifúngicos
ra as manchas brancas de micose. No caso do vitiligo: não é possível evitar, já que se trata de uma doença de predisposição genética. Por outro lado, o problema possui métodos de controle e existem diversos tratamentos que minimizam os traumas e machucados, reduzindo o surgimento de novas manchas, como o uso de corticoides orais e tópicos, imunomoduladores, fototerapia e até alguns lasers, para estimular a repigmentação
8. Mitos e verdades sobre manchas
8.1. A pele negra e morena mancha com mais facilidade.
trong>Verdade! Isso acontece por que a pele mais escura possui uma maior quantidade de melanina comparada aos caucasianos, a proteína que dá cor à pele negra é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Sendo assim, qualquer processo inflamatório ou irritação na pele pode promover seu escurecimento.
8.2. O melasma tem cura.
trong>Mito. Na verdade, ainda não encontraram uma cura certa para as manchas escuras de melasma, porém, existe uma variedade de ativos, tratamentos e medicamentos capazes de clarear essas marcas o máximo possível, como cremes à base de ácido retinóico, glicólico ou tranexâmico, além de procedimentos clínicos com peelings clareadores, lasers e indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA).
8.3. A depilação a laser pode manchar a pele.
trong>Verdade. Quando o paciente com a pele mais morena, escura ou bronzeada vai fazer esse tipo de depilação, o laser acaba confundindo o pelo com a camada cutânea, podendo atingir o pigmento da pele, causando uma queimadura. Essa lesão gera uma inflamação que estimula a produção de melanina, o que causa o aparecimento manchas.
Publicada em: 02 de Outubro de 2018
Modificada em: 27 de Março de 2023
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!