A Fundação La Roche-Posay, desde 1995, incentiva pesquisas dermatológicas em áreas como clínica médica, farmacologia e biologia. Além disso, atua ao lado dos médicos, encorajando-os a desenvolver projetos sociais, como o programa “Dermatologista do Coração”. O vencedor da edição de 2016 foi a iniciativa “Amor à Flor da Pele”, idealizada pelo dermatologista Eduardo Lago, do Maranhão, que atende comunidades carentes, levando informações de saúde, como a importância do uso de fotoprotetores para evitar quadros de câncer de pele.

Entenda o que é o projeto ‘Amor à Flor da Pele’

Segundo o Dr. Eduardo, o projeto é uma ação social desenvolvida em comunidades carentes de pescadores que trabalham nos arredores de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, que têm pouco acesso a dermatologistas. Por lá, são realizados atendimentos clínicos e os casos que têm necessidade de cirurgia, por exemplo, são encaminhados para um hospital, em São Luís. Além disso, a população local também recebe fotoprotetores, e a equipe é orientada de como usá-lo e como prevenir o câncer de pele.

‘Amor à Flor da Pele’: por que desenvolver um projeto social?

O dermatologista revela que o estado do Maranhão é muito carente e, por isso, muitos dermatologistas e médicos de outras especialidades costumam realizar ações sociais em prol da população. “Desde a graduação somos estimulados pelos professores, que também são envolvidos em projetos de extensão. Atividades como essa são realizadas com certa frequência e, acredito, que continuarão a acontecer para alcançar ainda mais pessoas”, disse. O médico afirma que, aproximadamente, 600 pessoas foram beneficiadas diretamente, até agora, pelo “Amor à Flor da Pele”. “A informação sobre a importância do uso da fotoproteção atingiu milhares de pessoas através dos diversos meios de comunicação que utilizamos”, completou.

Qual foi o maior legado que o ‘Amor à Flor da Pele’ deixou?

Além do atendimento clínico, o projeto também trouxe como possibilidades a realização de procedimentos cirúrgico e o acesso a dermocosméticos de qualidade, como o filtro solar. Para o dermatologista, essa é a mensagem mais importante: é possível, sim, ter mais proximidade aos serviços de saúde se todos ajudarem. “A iniciativa de La Roche-Posay é fundamental, porque estimula, cada vez mais, que os dermatologistas se tornem engajados em compromissos sociais, beneficiando a população”, contou.

Você também tem alguma iniciativa social ou gostaria de conhecer mais projetos apoiados por La Roche-Posay? Confira mais informações no site dermatologistadocoracao.com.br .