Você já reparou que no inverno sua pele fica um pouco diferente? Seja ela oleosa, seca, mista ou normal, a mudança climática acaba deixando o rosto vermelho e com aquela sensação de ardência, principalmente quando não hidratamos a região. Se você vem percebendo esses incômodos na sua pele, pode ter certeza que é um sinal de que ela está sensível por conta do frio. Quer saber como evitar esse quadro durante a estação e ter um rosto lisinho e saudável outra vez? O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que indicou alguns cuidados e produtos para o caso!

Rosto vermelho e que arde no frio: por que a pele fica mais sensível no inverno?

A médica explica que durante o inverno, a pele tende a ficar muito mais seca e sensível! “Isso acontece pelas mudanças climáticas, com tempo frio e mais seco, pelo vento frio e também pelas mudanças de hábitos em nossa rotina, como tomar banhos mais quentes, preferir comidas mais quentinhas, como caldos e sopas, e também ingerir de bebidas alcoólicas, como o vinho tinto”, ressaltou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Sendo assim, podemos garantir que o aspecto vermelho, a sensação de ardência, queimação e pinicação são aqueles sintomas chatos que indicam que a sua pele está sensível - eles tendem a piorar ou surgir principalmente durante o inverno.

Como tratar a pele sensível? 5 cuidados que devemos ter com o rosto no inverno

Em primeiro lugar é importante identificar os fatores desencadeantes de vermelhidão e tentar evitá-los. A Drª Lilia dá algumas dicas:

- Tente não tomar banho tão quente e muito demorado.
- Mantenha a janela do banheiro aberta ou um pedacinho da porta do box para evitar muito vapor quente no rosto.
- Se notar que a comida está muito quente ou está deixando o seu rosto sensível, vale a pena esperar esfriar um pouquinho!
- Deixe a bebida alcóolica para momentos especiais. Evite o consumo diário!
- Use produtos (sabonetes e hidratantes) com ativos prebióticos para manter a barreira de proteção da pele em equilíbrio.

5 produtos que previnem a sensibilidade durante o inverno

- Hidratante com ativos prebióticos é fundamental para fortalecer a barreira de proteção da pele;
- Loção ou gel de limpeza sem sulfato para não remover toda a oleosidade do rosto;
- Evite o uso de esfoliantes e tônicos adstringentes, que podem sensibilizar a pele!
- Protetor solar, que deve ser usado todos os dias, até mesmo no inverno.
- Não se esqueça de abusar dos hidratantes labiais no inverno, já que os lábios também sofrem com as alterações climáticas!

Tome cuidado: “O inverno é um estação excelente para tratar a pele, mas o uso de ácidos nunca deve deixar a pele vermelha, irritada, sensível ou descamativa. Se isso acontecer, converse com seu dermatologista para programar um tratamento potente, mas que seja tolerável para o seu rosto”, atentou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.