Ficar mais velho não é apenas uma questão de tempo. Além da própria idade cronológica, existem outros fatores capazes de indicar que você está envelhecendo. Os primeiros sinais costumam aparecer na pele e, muitas vezes, de maneira precoce, ainda na juventude. Quer saber quais são esses indícios? O DermaClub entrevistou a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que listou três alertas surpreendentes que apontam esse envelhecimento acelerado. Confira!

O que é o envelhecimento precoce da pele e por que ele surge?

De acordo com a médica, existem teorias que explicam como acontece o envelhecimento precoce da pele. Porém, a mais famosa e comum está relacionada ao excesso de radicais livres - moléculas instáveis, produzidas em excesso no nosso corpo através de estímulos como sol, poluição, estresse e tabagismo.

“Essas moléculas oxidam proteínas fundamentais para o bem-estar do organismo e preservação da vitalidade. Dentre elas, o colágeno é a que mais sofre com o excesso de radicais livres, promovendo danos à fibra e, consequentemente, sua degradação”, esclareceu. A partir daí, surgem sinais de envelhecimento precoce, como rugas, afinamento da pele, manchas e flacidez.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Conheça 3 sinais surpreendentes que apontam o envelhecimento da pele:

1) Afinamento do rosto e acentuação das olheiras

A pele se torna mais fina com a perda do colágeno e das alterações hormonais. Segundo a dermatologista, “a ausência de estrogênio no organismo da mulher leva à diminuição da espessura da pele e, consequentemente, à acentuação dos vasos sanguíneos, formando as olheiras”, explicou.

2) Ressecamento da pele

Com o processo de envelhecimento, também acontece a perda progressiva de ácido hialurônico. “Esta proteína presente na pele consegue guardar até mil vezes o seu peso em água, e é uma das grandes responsáveis para manter a hidratação cutânea”, afirmou. A perda desta substância deixa o rosto sem viço e acaba levando-o ao ressecamento.

3) Olhos mudando de formato

Já notou o formato dos seus olhos mudarem? “Isso acontece por conta da absorção óssea da região das bochechas e pelo processo de absorção de gordura profunda da face”, disse a médica. Esses dois mecanismos promovem a perda da sustentação do tecido que envolve os olhos, deixando a região caída.

Previna o enfraquecimento com o uso de antioxidantes e vitaminas para evitar o envelhecimento precoce 

Segundo a Dra. Gabriella, para evitar o envelhecimento precoce é preciso, em primeiro lugar, fortalecer a região. “Por isso, aposte em antioxidantes - através do consumo de vitaminas e minerais e do uso tópico de dermocosméticos”. Ativos como as vitaminas C e E (poderosos antioxidantes) também são fundamentais para essa prevenção. Invista também em dermocosméticos capazes de deixar o seu rosto mais resistente, tonificado e hidratado, como aqueles que possuem ácido hialurônico e água termal em sua composição.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.