Clique aqui para conhecer todos os benefícios do nosso clube e cadastre-se!
Dermaclub

4 alternativas naturais para substituir o açúcar refinado na sua alimentação e garantir mais saúde

O açúcar refinado é um dos maiores vilões para a saúde e está presente em grandes quantidades nos mais diversos produtos industrializados, como refrigerantes, doces, sucos e enlatados. Quando consumido em excesso, a substância está associada a doenças, principalmente obesidade, diabetes, câncer e problemas cardíacos. Por isso, deve ser ingerido com moderação. O DermaClub listou 4 alternativas naturais para te ajudar a substituir o açúcar refinado da dieta. Confira!

Entenda por que o açúcar faz mal à saúde

Em excesso, o consumo de açúcar pode acarretar diversos problemas no organismo e, inclusive, levar a dependência, já que age de forma similar a outras drogas ilegais, liberando dopamina na área de recompensa do cérebro. Além disso, o ingrediente interfere no funcionamento dos hormônios que regulam a sensação de fome e saciedade, o que leva a pessoa a ingerir mais calorias que o necessário. O açúcar ainda aumenta a taxa de insulina no sangue o que leva, consequentemente, ao ganho de peso.

Descubra alternativas saudáveis para substituir o açúcar do cardápio

Agora que você já sabe quão mal a substância pode fazer ao seu organismo, que tal substituir o ingrediente por opções mais naturais sem abrir mão do sabor adocicado? Dá uma olhada nesses alternativas saudáveis:

1) Mel

Fácil de ser encontrado e barato, o mel é uma ótima opção para adoçar comidas e bebidas sem comprometer a saúde. Rico em propriedades antioxidantes e minerais, ajuda a combater possíveis inflamações e ainda acelera a digestão. Apesar de ser menos calórico que o açúcar refinado, o mel ainda deve ser consumido com moderação porque contém doses consideráveis de frutose.

2) Melaço

Muito utilizado no Nordeste do Brasil, o melaço é uma espécie de xarope feito a partir da cana-de-açúcar ou do açúcar de beterraba. Com grandes quantidades de vitaminas, minerais, antioxidantes e ferro, é uma excelente alternativa para quem tem algum tipo de deficiência da substância, como a anemia.

3) Açúcar de coco

Apesar de possuir a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado, a principal vantagem do açúcar de coco é ser rico em nutrientes importantes como zinco, potássio, ferro e cálcio. Além disso, a consistência similar também facilita a adaptação, mas deve ser ingerido com atenção, justamente por ser rico em frutose.

4) Xarope de agave

O xarope de agave é uma espécie de mel, 100% vegano e extraído de um cacto mexicano. Por conter altos índices glicêmicos, a absorção do açúcar pelo sangue é mais lenta, aumentando por mais tempo a sensação de saciedade. Além disso, comparado aos outros adoçantes naturais, é uma ótima fonte de potássio e magnésio, que ajudam a manter a energia em alta e favorecem a prática de atividades físicas.

Inspire-se nas dicas e mude seus hábitos alimentares para conquistar mais saúde. Ficou com dúvidas? Consulte o seu nutricionistas!

0
0
0
0
http://www.laroche-posay.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.vichy.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.skinceuticals.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on https://www.cerave.com//?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on