A experiência de fazer uma tatuagem é única! Mas antes de eternizar esses traços no seu corpo, é importante ter conhecimento do que você vai encarar nos primeiros dias após se tatuar. Além do local ficar bem sensível e soltando um pouco de tinta, depois de um tempo você começa a sentir uma coceira chata e algumas casquinhas começam a se soltar. O que fazer quando cada situação dessa acontecer? O DermaClub explica os principais cuidados!

1) Pode soltar um pouco de tinta e sangue

Esse sintoma pode assustar um pouco, mas fique tranquilo, por que é completamente normal. Logo após fazer a sua tattoo, o local pode soltar um pouco da tinta que foi injetada na pele. Essa tinta pode sair acompanhada por sangue e uma secreção, chamada plasma. Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da cicatrização da tatuagem.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Uma dica para amenizar a saída dessa secreção é lavar o local, pelo menos, 3 vezes ao dia com um sabonete neutro ou que não tenha fragrância e parabenos. Depois, seque a região com um papel ou toalha delicadamente. 

2) Fica vermelha ao redor 

A tatuagem é uma “ferida aberta”, então é normal que ela fique irritada, principalmente avermelhada ao redor do desenho. Se você está sentindo uma certa ardência ou dor no local, para aliviar um pouco esse incômodo, a dica é borrifar água termal, rica em Selênio, à vontade. Para garantir um resultado ainda mais refrescante, você pode deixar o produto por alguns minutos na geladeira antes de usar. 

3) Fica um pouco inchada

Assim como qualquer machucado na pele, a tatuagem também fica inchada nos primeiros dias. Isso acontece devido a todo o processo de lesionar a região para injetar o pigmento e gravar o desenho. Para evitar esse edema, você pode investir (mais uma vez) na água termal ou em compressas geladinhas para amenizar a aparência.

4) Dá aquela vontade de coçar

Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa. 

A dica para evitar o ressecamento, a coceira e acelerar a cicatrização é apostar em um bom bálsamo multireparador com ativos que além de auxiliar na cicatrização, vao aliviar a irritação da pele e ainda reforça a barreira de proteção. Com esse cuidado, sua tattoo vai ficar 100% logo, logo!

5) Forma casquinhas

Quando a pele fica seca, significa que vai começar a formar as casquinhas - que você não pode remover de jeito nenhum! Essa é a última etapa do processo de cicatrização da tatuagem e para fechar esse ciclo, é importante que as cascas caiam naturalmente.