O que é uma pele forte? De acordo com dermatologistas é àquela que consegue resistir melhor aos danos provocados por fatores externos, como sol e poluição, e internos, como má alimentação e estresse. Isso porque esses agentes modificam a estrutura da pele, tornando-a frágil e mais suscetível ao envelhecimento precoce, que pode ser observado no rosto como rugas, manchas e flacidez. Quer ter uma pele forte, saudável e jovem por mais tempo? A dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, entregou suas 5 dicas. Olha só!

1) Proteja-se dos efeitos do Expossoma

Você sabe o que é Expossoma? Trata-se de um conjunto de fatores externos e internos aos quais estamos expostos diariamente, incluindo sol, poluição, mudanças climáticas, estresse e má alimentação. Assim, a soma de tudo isso associada à genética de cada um é responsável pelo envelhecimento precoce da pele. De acordo com a dermatologista, para minimizar as consequências do Expossoma é essencial manter uma rotina de cuidados que inclua o uso combinado de protetor solar e de antioxidantes, além de bons hábitos, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

2) Hidratação + produção de colágeno = pele resistente e jovem

Quando a pele está frágil, ela se torna flácida, seca, sensível e, consequentemente, mais propensa a sofrer danos externos e internos. Para conquistar uma pele mais forte, a hidratação é fundamental, já que garante mais elasticidade e tônus. “Com essa atitude, é possível intensificar a produção natural de colágeno de boa qualidade, conferindo mais sustentação e contorno ao rosto”, explicou.

3) A água termal e o ácido hialurônico ajudam a fortificar a pele

Alguns ativos são queridinhos dos dermatologistas quando o assunto é pele forte. Segundo a Dra. Valéria, duas substâncias não podem faltar no seu ritual de cuidados: “A água termal é um calmante natural antioxidante, que ajuda a repor a deficiência de nutrientes na pele. Já o ácido hialurônico é um excelente hidratante, pois tem a capacidade de atrair e reter a água”.

4) Livre-se do estresse! Sua rotina tem total influência sobre sua pele

Não há dúvidas: o estresse é o mal do século. E, além de afetar o humor, também consegue influenciar a saúde da pele. Quando estamos estressados, o organismo promove alterações que se refletem na pele como descamação, vermelhidão, ressecamento, perda de viço e flacidez. Diminuir o estresse é a melhor escolha para ter um rosto mais firme e saudável.

5) Adote novos hábitos alimentares e tenha uma pele mais forte

Apesar de viver em constante renovação e proteger nosso corpo, a pele ainda precisa ser fortalecida, inclusive através da alimentação. “É fundamental minimizar, ao máximo, os possíveis danos que sofremos no dia a dia, que podem prejudicar a formação de novas fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação cutânea”, explicou. Portanto, evite alimentos de baixo teor nutricional, como os ricos em sódio, açúcar e gordura. Uma boa alternativa é procurar um nutricionista para manter um cardápio equilibrado!

Gostou das dicas? Lembre-se sempre de consultar seu dermatologista para manter sua pele forte e bonita.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.