Você tem tatuagem ou pensa em fazer uma algum dia? Esse desenho na pele, além de representar o seu estilo, precisa de muitos cuidados - até por que não deixa de ser um tipo de ferida que precisa cicatrizar. As pessoas continuam tendo muitas dúvidas sobre o que deve e o que não deve ser praticado após o procedimento e para esclarecer esse assunto de uma vez por todas, o DermaClub resolveu 5 dúvidas mais comuns sobre tatuagem.

1) Quem tem tatuagem pode pegar sol?

Pode sim, mas precisa fazer isso com proteção e moderação. A pele tatuada também precisa se proteger da exposição solar, já que a radiação UV agride os pigmentos do desenho, o que acaba desbotando e perdendo a nitidez de forma rápida. Além disso, a pele com tatuagem também sofre os mesmos danos que a região comum: envelhecimento precoce, desenvolvimento de câncer de pele e manchas. No entanto, se você acabou de fazer a sua tatuagem, evite a todo o custo qualquer exposição.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) A proteção solar pode ser feita com filtro de FPS 30?

Para a tatuagem, é melhor dar preferência aos filtros com FPS 50 ou superior, principalmente antes de tomar banho de sol. Antes de expor a pele à radiação solar, aplique uma camada generosa de protetor sobre a área tatuada e reforce a cada 2 horas ou antes em caso de entrar na água ou transpirar excessivamente.

3) Podemos remover as casquinhas da tatuagem?

De modo algum! Embora seja normal que a tatuagem recente descasque - já que faz parte do processo de cicatrização -, se você puxar as casquinhas, é possível que a tinta saia junto, levando à necessidade de um retoque mais tarde.

4) A pele tatuada precisa ser sempre hidratada?

Sempre! A hidratação do local deve ser feita diariamente com o uso de produtos que ajudam a regenerar, reparar e acalmar a área tatuada. Para garantir uma boa recuperação, aposte em dermocosméticos com ativos que nutrem a pele sensibilizada, como o pantenol, manteiga de karité, além de elementos como o manganês, cobre e zinco - que colaboram com a regeneração cutânea.

5) Posso comer carne de porco e chocolate após fazer uma tattoo?

Não pode. Esses e outros alimentos muito gordurosos podem causar algum tipo de inflamação na área tatuada, o que dificulta o processo de cicatrização. Há quem não apresente problemas consumindo esses tipos de comida, mas, na dúvida, é importante seguir uma dieta balanceada durante 15 dias, pelo menos.