Hidratar a pele do rosto e corpo já faz parte da rotina da maioria das mulheres, para mantê-la bonita, macia e saudável. Além disso, o hábito também ajuda a manter a barreira cutânea íntegra, o que não só previne o aparecimento de problemas como ressecamento, coceira e rachaduras, como ainda evita o surgimento de doenças e minimiza os seus sintomas. No entanto, é provável que, sem perceber, você esteja cometendo alguns erros no seu dia a dia que acabam com a hidratação da pele! Para esclarecer todos eles, o DermaClub entrevistou a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro. Confira!

1. Limpar a pele acneica e oleosa em demasia

Quem tem a pele oleosa e com espinhas, sabe como o brilho excessivo pode ser incômodo. Por isso, muitas vezes existe a tentação de a limpar em demasia, o que não só danifica a barreira da pele como ainda causa o efeito rebote. Uma pele oleosa também deve estar hidratada. “Usar produtos muito adstringentes e para pele acneica em grande quantidade e várias vezes ao dia não é o adequado - você vai causar simplesmente o efeito rebote na pele. Inclusive, os artigos mais recentes mostram que a hidratação é importante para o tratamento da acne”, explicou a dermatologista.

2. Exagerar na esfoliação

Quem investe em esfoliações muito abrasivas, ou até quem repete o hábito diariamente, também está errando: isso acaba com a hidratação da pele. “Muitas pessoas acham que é preciso esfoliar muito para que o creme hidratante possa agir. Isso não passa de um mito: você está causando apenas dano à pele, agredindo e causando pequenos traumas na mesma”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3. Tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente

Nada como um banho bem quentinho para relaxar o corpo, não é? No entanto, essa prática também pode retirar toda a hidratação da pele. “A temperatura do banho é outro detalhe a ser levado em consideração - quanto mais quente, mais irá ressecar a pele!”, contou a Drª Betina.

4. Esfregar sabonete em barra diretamente na pele

Se você costuma usar um sabonete em barra para lavar o corpo ou o rosto, o ideal é fazer uma espuma com ele na mão ou numa bucha de banho antes de usar na pele. “Usar esses sabonetes diretamente no corpo, esfregando, acaba por retirar toda a gordura que é importante da pele”, explicou a Drª Betina.

5. Utilizar hidratantes que não restauram a barreira da pele

Exitem diversos tipos de produtos hidratantes. No entanto, alguns oferecem somente uma sensação hidratante na pele, o que significa que não há uma hidratação profunda que, de fato, restaure a barreira cutânea. Hidratantes dermocosméticos possuem ativos e tecnologias que hidratam profundamente e restauram de forma eficaz a barreira protetora da pele. Consulte seu dermatologista e pergunte qual a melhor opção para sua pele e necessidades.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.