Quando a pele está fragilizada, logo conseguimos notar algumas mudanças: ela se torna mais sensível e apresenta uma aparência áspera, entre outras características. Tudo isso, devido a algumas atitudes, aparentemente, inofensivas que cometemos ao longo do dia. Para você conquistar uma pele forte, o DermaClub listou 5 erros mais comuns que deixam a pele do rosto desprotegida e fraca. Confira!

1) Esquecer de aplicar o protetor solar diariamente

Deixar de usar o protetor solar por um dia já é uma grande falha. Quando essa atitude vira um hábito, sua pele se torna mais vulnerável a todas as agressões da radiação UVA e UVB. De acordo com dermatologistas, a exposição excessiva ao sol pode resultar em dois tipos de problemas: aqueles que surgem de forma imediata, como a vermelhidão e ressecamento; e os que começam a aparecer ao longo do tempo, como os sinais de envelhecimento - rugas, manchas e flacidez - e o câncer de pele. Por isso, independentemente do clima, não deixe de aplicar filtro solar pela manhã e reaplicá-lo durante o dia.

2) Não proteger a sua pele contra a poluição

A poluição é uma realidade e está muito presente nos grandes centros urbanos. Além de causar complicações à saúde, este agente externo também reflete em danos à pele - desde a obstrução dos poros, sinais de ressecamento até o surgimento de rugas, manchas e flacidez e aumento da oleosidade. Por isso, é importante proteger-se dessa agressão. De acordo com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, “a combinação do uso de antioxidantes e filtro solar garante uma proteção completa contra os efeitos da poluição na pele”, explicou.

3) Não limpar a pele de forma adequada

Ao longo do dia, seu rosto vai acumulando muitos resíduos e impurezas, que, caso não sejam removidos corretamente, podem deixar a pele fraca. Para evitar o surgimento de acne ou ressecamento, a Dra. Juliana afirmou que é essencial limpar a pele de forma adequada. “Sugiro fazer uma boa higiene, removendo a maquiagem com solução micelar e, em seguida, lavar o rosto com um sabonete apropriado”, contou.

4) Comer alimentos pouco nutritivos

Uma alimentação saudável é aquela que propõe equilíbrio, excluindo o consumo excessivo de produtos processados e ricos em sódio, açúcar e gordura. Quando comemos alimentos pouco nutritivos, o corpo sente falta de outros nutrientes e, logo, a pele reage, tornando-se mais fragilizada. Por isso, a fim de seguir uma dieta balanceada, procure um nutricionista!

5) Esquecer de reservar um tempo só para você

A vida não deve ser feita apenas de correria e trabalho: é fundamental reservar um tempo só para você, seja para relaxar, viajar ou apostar em um hobby. A rotina agitada é a principal responsável pelo estresse, que, além de interferir no bem-estar, também afeta a pele, deixando-a desidratada, opaca e, consequentemente, mais fraca. Portanto, mantenha sua saúde mental em primeiro lugar!

Mude seus hábitos e tenha uma pele muito mais forte e saudável!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.