A pele oleosa possui características bem particulares: espinhas, cravos, poros “abertos”, brilho excessivo e até uma textura mais espessa. Tudo isso acontece por conta da alta produção de sebo presente na região que, além de ser uma herança genética, também é causada por alterações hormonais, exposição solar e crises de estresse e ansiedade. A boa notícia é que existem vários dermocosméticos capazes de amenizar esses incômodos. Pensando nisso, o DermaClub listou 5 produtos que não podem ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele. Veja só!

1) Sabonete em barra ou gel de limpeza

A limpeza da pele é o primeiro passo em qualquer rotina. Para realizar esse gesto de maneira correta na pele oleosa, o ideal é utilizar um sabonete (em barra ou gel) específico, com ação adstringente, que ajude a diminuir o excesso de brilho sem deixar a região sensível ou ressecada. Faça o ritual duas vezes ao dia - assim que acordar e antes de dormir - ou de acordo com o que for recomendado pelo seu dermatologista.

Dica de uso: aposte em um produto que possua a combinação de ativos como o LHA e o ácido salicílico e gluconato de zinco, que ajudam a tratar lesões de acne - muito comuns na pele oleosa - e ajudam a diminuir o aspecto gorduroso sem agredir a pele

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Solução micelar

Mais do que um demaquilante, a solução micelar enriquecida com zinco é um cuidado diário com a pele - principalmente para a oleosa. O produto pode ser usado para remover o make, e eliminar os resíduos e auxiliar no controle do brilho.

Dica de uso: vale investir em um dermocosmético sem parabenos, corantes e com ingredientes que auxiliam no controle da oleosidade e purificam a pele, como o zinco e a água termal.

3) Hidratante

Ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também precisa de hidratação. Essa etapa é muito importante, pois melhora a textura da pele, além de repor os nutrientes perdidos no suor ao longo do dia.

Dica de uso: escolha um hidratante de textura leve e não gordurosa. Atualmente, existem muitos produtos que ajudam a controlar a oleosidade, possuem efeito matificante e disfarçam a aparência de poros dilatados.

4) Protetor solar com sensação de toque limpo

Proteger a pele do sol é outro cuidado importante para controlar o excesso de oleosidade - já que essa exposição, além de aumentar a produção de sebo, também pode refletir na acne solar. Para prevenir este cenário, é importante optar por um filtro facial com FPS 30, no mínimo, de amplo espectro e com textura mais seca. Não deixe de aplicar o produto antes de sair de casa e a cada duas horas em caso de sudorese intensa.

Dica de uso: prefira um protetor com cor e que possua ação de controle inteligente da oleosidade, prevenindo o aspecto gorduroso da pele.

5) Spray antioleosidade

Ao longo do dia, especialmente à tarde, a pele oleosa costuma ficar com um aspecto mais brilhoso, o que pode se tornar algo bastante incômodo. Para combater esse efeito indesejável, use um spray antioleosidade.

Dica de uso: opte por um spray à base de zinco. Esse ativo proporciona vários benefícios à pele oleosa, como ação matificante, diminuição da aparência dos poros, redução do brilho e da oleosidade. Borrife no rosto sempre que achar necessário.