Manter uma rotina de cuidados com a pele, incluindo o uso de dermocosméticos e até a realização de procedimentos clínicos, é importante para manter a sua beleza e saúde. No entanto, além desses, existem outros truques e hábitos que não custam nada e também te ajudam a conquistar um rosto mais viçoso e equilibrado. Ficou curiosa? Então, confira a lista e tenha uma pele incrível!

1) Proteja-se do sol

A exposição solar excessiva é um dos principais causadores do envelhecimento da pele, além de promover vermelhidão, queimaduras e câncer de pele. Dessa forma, a proteção do rosto e do corpo deve vir em primeiro lugar, tanto com o uso de filtro solar - com FPS 30, no mínimo -, como pelas barreiras físicas, como roupas e chapéus.

2) Não manipule espinhas

As espinhas fazem parte de um processo inflamatório da pele, que pode ser agravado caso elas sejam manipuladas. Ao espremê-las, as bactérias presentes nas mãos e por baixo das unhas são transferidas para as lesões, formando um traumatismo maior, inchado e dolorido. Por isso, mantenha seus dedos longe das espinhas!

3) Evite morder e passar a língua sobre os lábios

Para manter os lábios sempre bonitos e livres de rachaduras, atenção para não morder ou passar a língua sobre a boca. A saliva ter um pH ácido, que promove desidratação intensa, e, ao arrancar as pelinhas, a área fica traumatizada e sensível.

4) Remova a maquiagem antes de dormir

Ao longo do dia, a pele acumula diversas partículas - poluição, oleosidade e maquiagem -, que obstruem os poros e atrapalham a renovação celular. Caso essa camada de sujeira não seja removida, a pele não consegue respirar adequadamente à noite, implicando no surgimento de cravos e espinhas e no aumento da oleosidade.

5) Alimente-se bem

A alimentação está totalmente interligada à saúde da pele. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada e rica em ingredientes naturais. Ao optar por produtos industrializados e com altas doses de sódio, açúcar e gordura, o corpo fica intoxicado e deficiente de nutrientes essenciais.

6) Beba água!

Assim como é importante repor a hidratação da pele com dermocosméticos tópicos, é também necessário mantê-la hidratada de dentro para fora, consumindo, no mínimo, dois litros de água ao longo do dia.

7) Durma, ao menos, 8 horas por dia

O período de repouso é essencial para o corpo recuperar suas funções fisiológicas básicas, como a liberação de hormônios, fortalecimento do sistema imunológico e a renovação celular. Ou seja, quando ocorre a privação do sono, as células não recebem a oxigenação adequada, o estresse aumenta, e a pele responde com uma aparência ressecada e opaca.

Livre de custos e fáceis de adotar, não deixe de incluir esses truques à sua rotina!