O clima é um dos fatores que mais afeta a saúde da pele e, diferentemente de outros agentes externos - como o sol e a poluição -, seus efeitos são sentidos mais rapidamente. Assim, as variações de temperatura e umidade interferem, sobretudo, no que diz respeito à sensibilidade, hidratação e capacidade de renovação celular. Se você quer manter sua pele forte e saudável, é necessário tomar alguns cuidados. Saiba mais!

Como os agentes externos e internos podem interferir na saúde da sua pele?

Mesmo mantendo uma rotina de cuidados com a pele, alguns fatores ainda podem desequilibrá-la. Segundo o conceito de Expossoma, o acúmulo de danos promovidos por agentes externos (radiação UV, poluição e clima) e internos (estresse e alimentação), somado a fatores genéticos e à forma como cada indivíduo reage a essas agressões levam ao envelhecimento precoce da pele. Ou seja, o clima também influencia no surgimento de rugas, manchas e flacidez.

Entenda como o clima pode desequilibrar a sua pele

As mudanças de clima afetam diretamente como a pele reage, e, diferentemente de outros agentes, as alterações podem ser percebidas quase que instantaneamente. Veja como
a temperatura e a umidade do ambiente influenciam na sua pele:

1) No verão, o aumento de temperatura faz com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo, tenham uma produção mais intensa. Como consequência, os poros do rosto tendem a ficar obstruídos, tornando mais comum problemas como cravos e espinhas;

2) No o inverno, quando as temperaturas e os níveis de umidade tendem a cair, a pele perde hidratação, adquirindo uma aparência cansada e ressecada;

3) Alterações climáticas muito abruptas desequilibram o pH da pele, e, em resposta, ela fica mais sensível, podendo apresentar reações como vermelhidão, sensibilidade extrema e, até mesmo, espinhas.

4) Como a barreira cutânea está enfraquecida, ela também se torna mais vulnerável a ação de outros agentes, como poluição, estresse e má alimentação.

Descubra como proteger a pele das mudanças climáticas

Para restaurar o equilíbrio da pele é indispensável o uso de ativos hidratantes, até mesmo para as oleosas. Para isso, aposte em produtos com substâncias potentes, como o ácido hialurônico. Além disso, para fortificar a pele e prepará-la para enfrentar todos os danos citados, os antioxidantes, como a água termal, são a aposta certa, já que inibem a formação de radicais livres e, assim, protegendo a pele do envelhecimento precoce!