Com o avançar da idade, o envelhecimento da pele atinge várias áreas do corpo, como braços, pernas, mãos e pés, acarretando o surgimento de manchas, a perda do viço e o ressecamento. “Acelerado por maus hábitos, esse processo pode ser combatido com um estilo de vida saudável e com o uso de produtos que contenham ativos que retardam a sua manifestação”, explicou a dermatologista Flavia Addor, de São Paulo, em entrevista ao DermaClub.

Conheça os primeiros sinais do envelhecimento da pele no corpo

Devido à diminuição da produção do colágeno, a flacidez é uma das características mais comuns do envelhecimento no corpo. “Regiões que exigem menos dos músculos, como parte interna das coxas, e com maior acúmulo de gordura, como o glúteo e o abdômen, são mais propícias à perda de tonicidade, característica da flacidez”, destacou a dermatologista.

Além disso, a conta pela exposição solar desprotegida também chega com a idade: pessoas mais claras costumam apresentar manchas acastanhadas no colo, nas costas e nos braços, conhecidas como melanoses solares, em decorrência do acúmulo da ação do sol.

Descubra como prevenir o envelhecimento da pele do corpo em três passos

Com pequenas mudanças no dia a dia, os sintomas do envelhecimento podem ser retardados. Veja três dicas simples abaixo:

1) Proteja seu corpo: ao destruir progressivamente as fibras elásticas da pele, a exposição solar é um dos fatores responsáveis pelo seu envelhecimento e a causa principal de desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, manter o corpo protegido das radiações é fundamental. Invista no uso do filtro diariamente, com reaplicação a cada duas horas.

2) Mantenha a hidratação em dia: para conter o ressecamento, é importante investir na hidratação contínua e apostar em produtos ricos em ativos antienvelhecimento. As manchinhas, por sua vez, podem ser prevenidas, por exemplo, com o LHA, ativo que uniformiza o tom e a textura da pele.

3) Crie hábitos saudáveis: além de melhorar a qualidade de vida e a saúde de todo o organismo, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos também são grandes aliados no combate ao envelhecimento. “Os exercícios físicos condicionam a musculatura, melhoram as condições circulatórias e, consequentemente, ajudam a prevenir a flacidez”, explicou Dra. Flavia.

Se os sinais do envelhecimento já apareceram, saiba como combatê-los!

Quando os primeiro sinais do envelhecimento aparecem, é recomendável tratá-los com dermocosméticos que contenham ativos eficientes, capazes de uniformizar a textura e recuperar o viço da pele. Conheça alguns deles:

- Retinol: derivado da vitamina A, esse ativo estimula a renovação celular e a síntese de colágeno, constituindo um importante aliado no controle do envelhecimento;

- Vitamina C: poderoso antioxidante, essa vitamina combate a ação dos radicais livres e, consequentemente, reduz o envelhecimento celular, além de estimular a produção de colágeno;

- Ácido hialurônico: com alta capacidade de retenção de água, a substância hidrata e contribui na minimização de rugas e outras marcas, além de melhorar também o viço da pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.