Ao praticar esportes ou fazer alguma atividade física, o nosso corpo fica desidratado devido ao suor, e por isso, é recomendado o consumo de bastante água. Mas, você já parou para pensar em como os exercícios podem afetar a sua pele? O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, para entender por que o corpo costuma ficar mais ressecado ao praticar esportes e qual é a melhor forma de manter a hidratação do organismo. Olha só!

Praticar esportes ocasiona o ressecamento da pele?

Segundo a Dra. Gabriella, a perda de água durante o exercício físico pode afetar a pele, assim como todo o organismo. No entanto, quando isso acontece, o corpo prioriza o fluxo de água para os órgãos vitais, como coração, rim, e cérebro, por exemplo, e diminui a reposição de água para a pele, fazendo com que ela fique ressecada.

Como ter uma pele hidratada e protegida enquanto se pratica esportes?

De acordo com a dermatologista, além de beber bastante líquido ao longo da atividade e do dia, é possível reduzir a perda de água aplicando um bom hidratante corporal antes de prática. “Escolha dermocosméticos ricos em substâncias com ação oclusiva, que criam uma barreira na pele, retardando a evaporação e perda de água pela epiderme. Entre os ativos indicados, estão: ureia, ácido lático, glicerina, ácido hialurônico, elastina, colágeno, fosfolipídeos, lactato de amônia, propilenoglicol e glicosaminoglicano”, disse.

Saiba quais são os benefícios de manter a pele hidratada na prática de esportes

“Apesar dos exercícios físicos oferecerem diversos benefícios à saúde, durante uma prática intensa, também há uma maior liberação de radicais livres - moléculas instáveis que danificam as células saudáveis, promovendo, por exemplo, o envelhecimento precoce da pele. Assim, é fundamental investir em hidratantes com antioxidantes, que são capazes de neutralizar os radicais livres, para que a pele fique protegida dessa ação nociva”, explicou.

3 dicas para manter a pele hidratada

A médica afirma que alguns hábitos são essenciais para manter a hidratação da pele. Entre eles, estão:

1) A hidratação deve ser feita nos primeiros minutos após o banho, pois, dessa forma, é possível manter a água entre o hidratante e a pele, ampliando o resultado;

2) É fundamental para quem pratica exercício físico estar com a pele sempre limpa, para que não haja obstrução dos poros e o fluxo do suor seja natural;

3) Usar roupas leves, principalmente, durante a prática de esportes, já que o atrito com a pele e o suor acumulado favorecem o desenvolvimento de acne.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.