Para combater os sinais do envelhecimento precoce da pele, como rugas, manchas, flacidez e linhas de expressão, é preciso adotar uma rotina de cuidados bem regrada, que inclua limpeza, hidratação, o uso de um antioxidante e fotoproteção diária como passos fundamentais, além de buscar a melhor opção para os cuidados antirrugas e flacidez, que normalmente envolvem democosméticos com ativos ácidos. Uma dessas substâncias é o ácido ferúlico: você já ouviu falar nele? Para entender um pouco mais sobre o ativo e quais os seus benefícios para a pele, confira a matéria do DermaClub!

1. O que é o ácido ferúlico?

O ácido ferúlico é uma substância fenólica natural, com propriedades antioxidantes e reparadoras. Quando associado a outros antioxidantes, como a Vitamina C e a Vitamina E, este ativo atua como estabilizador, e complementa a ação antioxidante dos mesmos, o que, por sua vez, potencializa a proteção da pele, como, por exemplo, a proteção solar, e ainda previne o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce.

2. Como usar o ácido ferúlico na rotina de cuidados com a pele?

Na sua rotina de cuidados com a pele, o ácido ferúlico pode ser usado:

- Em dermocosméticos como principal ativo antioxidante
- Em dermocosméticos em associação com outros antioxidantes, agindo como estabilizador;
- Em concentrações específicas em procedimentos estéticos, como no peeling químico.

3. Quais os benefícios do ácido ferúlico para a pele?

Como toda a substância com propriedades antioxidantes, o ácido ferúlico age neutralizando os efeitos dos radicais livres na pele - substâncias que degradam as células, acelerando o envelhecimento precoce. Assim, ele ajuda a potencializar a eficácia do protetor solar que, por sua vez, protege a pele dos raios ultravioleta, que formam os radicais livres.

Entre os seus benefícios para a pele, estão:

- Proteção contra a formação precoce de rugas e linhas de expressão;
- Prevenção da flacidez;
- Uniformização do tom de pele;
- Melhora de firmeza.

4. Ácido ferúlico + Vitamina C e E

Quando associado às vitaminas C e E, o ácido ferúlico age como um potencializador dos benefícios desses ingredientes. Isso porque o ácido ferúlico ajuda a estabilizar a Vitamina C pura nas formulações tornando-a mais ativa por mais tempo.

5. Em quais alimentos podemos encontrar o ácido ferúlico?

O ácido ferúlico é encontrado naturalmente em alimentos como abacate, flocos de aveia, arroz integral, toranja, berinjela, beterraba, milho verde, soja, entre vários outros. Assim, além de usar o ativo topicamente, através de dermocosméticos, vale também investir numa dieta rica em alimentos com ácido ferúlico, para garantir o máximo de benefícios, tanto para a sua pele quanto para a sua saúde como um todo.