A acne do tipo severa afeta praticamente 80% dos adolescentes e 12 a 14% dos adultos. Por ser uma dermatose crônica, esse problema é muito comum, principalmente, durante a adolescência. O DermaClub conta mais sobre a forma mais grave da doença de pele e ensina as melhores formas de tratar, cuidar e prevenir. Confira!

Saiba quem possui mais propensão a desenvolver a acne severa

O excesso de atividades hormonais aumenta a produção de sebo e a hiperqueratinização folicular. Por isso, ela aparece com mais frequência em adolescentes e indivíduos com distúrbios hormonais. Além disso, pode apresentar piora durante o período menstrual. Destaca-se ainda que as formas mais graves da doença são mais comuns no sexo masculino e, as mais persistentes, no feminino.

Descubra como tratar a acne severa

O tratamento da acne pode ser tópico, de uso local, ou sistêmico, de uso oral. Além disso, alguns procedimentos também auxiliam no seu controle e podem ser realizados em conjunto com medicamentos tópicos e via oral. É muito importante buscar o tratamento assim que a acne aparece, independentemente da idade do paciente. Evite que marcas e cicatrizes profundas surjam na região afetada. Abaixo, as principais formas de tratar o problema:

- Antibióticos orais: ajudam a eliminar as bactérias e reduzir as inflamações;
- Pílulas anticoncepcionais: são muito úteis para o público feminino pois regulam os hormônios;
- Lasers e outras terapias de luz que tratam lesões ativas;
- Peelings químicos: podem tratar cravos e espinhas, além de ajudar no tratamento de manchas e cicatrizes;
- Limpeza de pele: vai remover os cravos e pequenos cistos chamados mília, além de drenar e extrair os cistos maiores.

Crie uma rotina de cuidados com a pele acneica

Manter uma rotina de cuidados com a pele, utilizando os produtos certos indicados pelo seu dermatologista, é essencial para o tratamento da acne severa:

- Manhã: realize a limpeza da pele com sabonetes especiais para a região acneica. Depois, aplique um tônico para desobstruir os poros.

- Durante o dia: aplique filtro solar, com FPS 30 no mínimo, antes de sair de casa e reaplique com o passar das horas. Por ser uma inflamação, a acne severa pode deixar manchas na pele e essa é a melhor maneira de evitá-las.

- Noite: em geral, é nesse horário que o paciente deve realizar o tratamento com tópicos que contenham peróxido de benzoíla, ácido retinoico e seus derivados, antibióticos e ácido salicílico.

Quando à maquiagem, pode-se usar produtos que visem a camuflagem das lesões durante o tratamento, visando a melhora da autoestima do paciente. É importante escolher bases específicas para a pele acneica, com fórmula desenvolvida para evitar a obstrução dos poros. Além disso, é fundamental removê-la antes de dormir.

Procure o seu dermatologista e tenha o tratamento ideal para o seu tipo de pele e necessidades!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.