Espinhas e pele oleosa: muita gente pensa que a acne surge apenas em pessoas com essa condição - o que não é totalmente verdade. Essas lesões inflamatórias também podem estar relacionadas a outros fatores, como hormônios, estresse e até mesmo ao sol. Sim, o excesso de exposição solar, principalmente durante o verão, pode causar, além das manchas de melasma, queimaduras e melanoma, a chamada acne solar. O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Katleen Conceição que explicou como evitar e tratar este tipo de acne. Confira!

Acne solar: como surge? Veja as áreas do corpo em que as espinhas aparecem

Na estação mais quente do ano, o nosso melhor amigo é, sem dúvidas, o filtro solar! O produto é o principal aliado na prevenção deste tipo de acne, além de ajudar a proteger o corpo e o rosto dos outros efeitos nocivos da radiação.

Sendo assim, a especialista indica: “Para evitar a acne solar, é importante uma proteção solar efetiva, porém, sem esquecer de usar aparatos físicos, como roupas, bonés e sombrinhas com proteção no tecido. Quando for usar o protetor, escolha as opções à base de gel e água, oil free, não comedogênicos, e de toque seco” - desse jeito você consegue proteger a pele e, ao mesmo tempo, evitar o excesso de oleosidade, prevenindo a formação de futuras espinhas.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como evitar a acne solar? Saiba qual o melhor protetor para a pele oleosa

Na estação mais quente do ano, o nosso melhor amigo é, sem dúvidas, o filtro solar! O produto é o principal aliado na prevenção deste tipo de acne, além de ajudar a proteger o corpo e o rosto dos outros efeitos nocivos da radiação. No entanto, é preciso que o dermocosmético tenha fórmula livre de óleo para que não agrave o problema. Procure produtos com textura gel, gel-creme, serum ou toque seco que sejam rapidamente absorvidas pela pele, e a mantenha sequinha ao decorrer das horas.

Descubra quais são as melhores formas de tratar a acne solar

Depois da acne solar já estar instalada, o seu tratamento é similar ao da acne comum. “Pela manhã, a rotina de cuidados com a pele deve começar com uma limpeza adequada, realizada com sabonete específico. Em seguida, é fundamental aplicar produtos que ajudem a regular a produção de sebo e absorvam a oleosidade da região, assim como o uso de um protetor solar fluido, que contenha propriedades calmantes e textura seca”, recomendou

O ideal, sempre, é procurar um dermatologista para que ele analise o seu caso e indique os produtos adequados para uma rotina impecável. Alguns dos itens essenciais para o ritual de beleza? Gel de limpeza, tônico sem álcool, esfoliante suave e hidratante em gel. Porém, caso haja inflamação, pode ser receitado antibiótico. Além disso, é fundamental lembrar que não espremer as espinhas é essencial para não provocar marcas e infecções.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.