A acne solar é uma inflamação proveniente da exposição em excesso e desencadeia um quadro de espinhas. Porém, a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, explicou que o sol não é um vilão para a pele e a absorção de vitamina D é importante para a saúde do corpo. Pensando nisso, o DermaClub te explica como aproveitar os benefícios dos raios solares sem prejudicar a beleza do rosto. Acompanhe!

Entenda por que o sol pode prejudicar a beleza das peles acneicas

Segundo a médica, os estudos sobre as causas e origens da acne mostram que o sol exerce dois importantes papéis. “Em pouca quantidade e em doses baixas, ele age como um anti-inflamatório nas lesões, ‘secando’ e amenizando a aparência visual. No entanto, a exposição em excesso faz o quadro de acne se agravar porque a pele produz mais oleosidade”, explicou. Além disso, o uso de fotoprotetores não adequados para peles oleosas podem, juntamente com o calor, estimular a acne solar.

Descubra como aproveitar os benefícios do sol sem estimular a acne

De acordo com a dermatologista, um paciente com a pele oleosa ou acneica, deve se expor ao sol de forma leve. “Os horários ideais são antes das dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde. E os filtros livres de óleo ou com textura em gel são as melhores opções. É importante lembrar de reaplicá-lo a cada duas horas para evitar manchas”, esclareceu.

Dermatologista explica como evitar a acne no rosto

Além de aplicar o filtro solar diariamente, as pessoas que desejam tratar a acne devem procurar um dermatologista para que sejam indicados os produtos certos. “O principal hábito a ser adquirido é lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia, com um sabonete adequado, que será responsável por remover o excesso de oleosidade. Ainda assim é importante retirar toda a maquiagem com um produto específico antes”, contou.

Manter uma dieta saudável, com alimentos leves e evitar o tabagismo também ajudam a manter a qualidade da pele. “Dietas com alto teor de açúcares podem piorar a oleosidade em pessoas predispostas. Por isso, evite ingerir chocolates, amendoim, refrigerantes e comidas muito gordurosas”, afirmou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.