Quando o verão chega, é comum desejar aquela praia ou piscina para suportar o calor, não é? No entanto, sabe-se que a exposição excessiva ao sol pode trazer danos não apenas para a pele, mas também para o seu cabelo. Por isso, é fundamental ter cuidados específicos com as madeixas nessa temporada!

Saiba quais são os efeitos do verão para os fios

De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, o sol resseca a fibra capilar e desbota a cor do cabelo. Já o vento coopera para que fique embaraçado, facilitando a quebra. Com isso, o sal da água do mar e o cloro da piscina intensificam ainda mais os efeitos danosos desta estação.

Sal e cloro danificam o cabelo: descubra por quê

Você sabia que a água é responsável pela elasticidade e maleabilidade dos cabelos, hidratando-os da raiz até as pontas? Assim, no verão, com o excesso de exposição ao sol, ao sal da água do mar e ao cloro da piscina, há uma perda dessa água, além da quebra das proteínas que selam a parte interna das madeixas. “Quando as cutículas estão danificadas, elas ficam abertas, conferindo um aspecto poroso, quebradiço e até pontas duplas. Isso tudo devido aos agentes externos, que colaboram para a perda de umidade, brilho e que diminuem a resistência da fibra”, disse.

Quer prevenir seus fios dos danos do verão? Saiba como

Segundo a médica, algumas das melhores formas de proteger o cabelo nesta estação é adotando alguns hábitos simples, mas que fazem toda diferença:

- Invista em barreiras físicas de proteção, como chapéus e bonés;

- Ao sair do mar ou da piscina, não esqueça de enxaguar as madeixas com água doce;

- Que tal apostar na água termal para hidratar suavemente e de forma prática a pele e os fios?

Recupere os fios: veja qual é a importância da hidratação nessa temporada

Para a Dra. Luciana, hidratar o cabelo profundamente é essencial para reequilibrá-lo depois dos danos do verão. Por isso, invista em produtos que protejam sua queratina e que contenham substâncias poderosas, como manteiga de karité e ceramidas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.