Se você está com a pele sensível ao toque, é preciso ter atenção redobrada com o uso de certos produtos. Alguns que possuem ácidos, por exemplo, podem deixar o rosto ou corpo com alergia ou irritação, refletindo no aparecimento de manchas vermelhas, bolinhas e coceira na pele. Por outro lado, existem vários dermocosméticos indicados para essa condição, como a água termal e produtos com ativos prebióticos. O Dermaclub ensina como combinar esses cuidados com a pele e prevenir reações indevidas. Veja só!

Manchas vermelhas, bolinhas e coceira: por que acontecem na pele sensível?

Quando a barreira física da pele está enfraquecida, a sua capacidade de proteger o corpo contra os fatores externos é diminuída, podendo induzir ou agravar a sensibilidade, gerando uma série de desconfortos cutâneos, como as manchas vermelhas, bolinhas vermelhas no corpo e rosto, coceira, queimação, irritação, entre outros sintomas. Se a sua barreira física está enfraquecida, também há um desequilíbrio do microbioma - conjunto de microrganismos que habita algumas áreas do nosso corpo, incluindo a pele, pois a integridade de uma barreira, depende da outra.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como evitar essa reação alérgica na pele com cuidados prebióticos e água termal?

Produtos que possuem ativos prebióticos trabalham para alimentar a flora boa da pele e ajudar na proliferação das bactérias benéficas da região, reduzindo os microrganismos ruins que colaboram para o surgimento de doenças. Esses produtos são indicados para pacientes que apresentam dermatite atópica e pessoas que possuem rosácea, acne e pele sensível, no entanto, são uma excelente opção de cuidado diário para todos os tipos de pele, para fazer a manutenção das barreiras, evitando, assim, a sensibilidade. Já a água termal é um cuidado que pode ser usado a qualquer momento no rosto e regiões do corpo sensibilizadas, aliviando e acalmando todos os sinais e sintomas de irritação.

Como combinar os dois na rotina de cuidados?

Na rotina de pele sensível, você pode optar por um creme hidratante com ativos prebióticos. Use o produto de manhã, antes do filtro solar, e/ou à noite, depois da limpeza da pele. Já a água termal deve ser usada sempre que o paciente sentir necessidade, em especial nos momentos de forte irritação - como após a depilação, peeling, entre outros, para refrescar, acalmar e suavizar a pele no local.